Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Alma caloteira

Todo o esquerdista vive a pregar calote na dívida pública, interna ou externa. Se Lula ainda não deu calote na dívida pública Brasileira é porque teme a reação do mercado. Mas segue aumentando o endividamento público sem restrições, numa atidude de quem sabe que pode se endividar à vontade, pois não vai pagar mesmo...

Já escrevi texto onde digo que a acredito que haverá um calote parcial na dívida pública Brasileira em algum momento futuro. Calote parcial será um desconto no valor dos títulos públicos, algo como 30% a 40%, e isto será apresentado ao povão como "justiça social", como tirar dos "ricos" (aplicadores em renda fixa) para dar aos pobres. Lula será o Robin Hood tupiniquim.

Judiciário - imagino que os juízes Brasileiros possui verdadeiro fascínio pelos devedores. Quando chega para o juíz uma causa em que as partes são "Casas Bahia X Zé", o olho do magistrado brilha. É o pobre trabalhador enfrentando o monstro capitalista. E a consequência disto é que é muito difícil receber um crédito pela via judiciária.

Brasileiros - também temos um pouco da prática do calote em nosso sangue. Desde a época do império, quando o Visconde de Mauá montou o primeiro banco Brasileiro, os nobres tomavam empréstimos e não pagavam. e muitas vezes somos tão safados que evitamos simplesmente assumir - "não paguei". Procuramos justificativas que, via de regra, colocam a culpa da nossa safadeza no credor.

Hoje pela manhã vi no Bom Dia Brasil estudantes que deram o calote no FIES se justificando: "as prestações são muito altas", "os juros são muito altos". Ora, não tinham idéia das prestações quando tomaram o crédito? Não sabiam a taxa de juros quando assinaram o contrato?

A consequência deste desvio de personalidade é que no Brasil são praticadas as maiores taxas de juros sobre o crédito do planeta.

E aí vem os esquerdistas: "estas taxas de juro são absurdas". "Morte aos bancos". "Estatização do sistema financeiro".

Ora, num ambiente onde há tendência a dar calote, e onde o pensamento dominante confunde calote com "justiça social", só louco para emprestar dinheiro. Ou somente cobrando muito caro pelo dinheiro (juros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário