Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de junho de 2009

As masmorras do novo regime

Pouco mais de 10 anos atrás passamos pela experiência de aprovação da reeleição. Naquela época eu era a favor deste projeto. Hoje, mais velho, percebo que não foi uma boa experiência. Principlamente porquê mudou radicalmente uma consituição jovem, que ainda estava em estabilização. Foi uma grande besteira, e que deu base para os argumentos que escutamos hoje, a favor de 3o, 4o, 5o mandato...

Mas foi um processo que aconteceu, e que faz parte da nossa história. Só que os mais velhos lembram como foi demorada, arrastada a tramitação no Congresso. O governo da época possuía maioria no Congresso, os principais partidos tinham cargos no governo, mas, mesmo assi, não foi um processo suave.

Diferente do que vemos hoje, com tanto político a favor do 3o mandato de Lula.

O que mudou?

Até podemos entender o comportamento do PT, que era contra o 2o mandato na época, mas que hoje é a favor do 3o, 4o, 5o...o PT quer o poder, para implantar o seu projeto socialista. Precisa de tempo para este objetivo, e uma maneira tranquila (na opinião dêles) de garantir este tempo necessário é com Lula candidato.

Mas e PMDB, PTB, PDT, PP, etc., porque tantos de seus membros são tão favoráveis ao 3o mandato, se eram reticentes em relação ao segundo mandato?

Simples.

A maioria dos políticos brasileiros sempre viu a política como um grande balcão de negócios, como a oportunidade de enriquecer. Sempre foi assim. A diferença é que até 2002 isto dava trabalho, o político tinha que manter uma imagem de honesto, a imprensa investigava, o povo cobrava, o ministério público processava. Eles roubavam, mas precisavam de criatividade. E quando eram pegos com a mão no pote, muitas vezes caíam.

A era Lula mudou tudo isto. Lula, como sabem, é o presidente mais popular que os Beatles, que já eram mais populares que Jesus Cristo. A popularidade de Lula projetou um manto de proteção sobre os "amigos", que os liberou para fazerem todo o tipo de falcatrua, sem ter as preocupações de antes (povo, imprensa, ministério público). Não precisa mais fazer de conta, pode roubar à vontade, e dizer ao povo que está "se lixando". Nada acontece.

Além de Lula ser mais popular que Jesus Cristo, para os políticos corruptos ele efetivamente caiu do céu. É o que eles sempre desejaram, mas acreditavam impossível.

Então, 3o, 4o, 5o mandato de Lula é a garantia do roubo livre. E os partidos querem.

Até aí tudo certo (para eles).

A única coisa que eles não percebem é que Lula e o PT têm tanto desprezo por eles quanto eu. E que terão sua liberdade para roubar enquanto forem úteis e necessários.

No exato momento em que Lula entender que seu poder é tão forte que não precisa mais de congresso, essa tropa toda vai inaugurar as masmorras do novo regime.

Mas enquanto isto, roubem à vontade.

E aprovem o 3o mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário