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terça-feira, 9 de outubro de 2012

Imprensa Brasileira


A nossa imprensa é uma piada. Só que uma piada sem graça, pois sua completa incapacidade e partidarismo permitem a criação de "lulas", "dilmas" e afins, verdadeiros personagens de ficção criados por anos de textos favoráveis.

As duas notas abaixo são da coluna do Claudio Humberto de hoje, que está publicada em diversos jornais do país. Não bastassem estar na mesma coluna, as duas notas estão juntas, exatamente como apresentadas abaixo. Leiam, comentarei na sequência (o sublinhado é meu):

09/10/2012 | 00:00

Era tudo lorota

PMDB já conversava com o PTB para apoiar Celso Russomano (PRB) no segundo turno, quando todo mundo descobriu a gigantesca cascata criada pelos institutos de pesquisa na campanha eleitoral paulistana.

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09/10/2012 | 00:00

Rejeição é o limitador

Com elevados índices de rejeição, o tucano José Serra terá dificuldade de crescer no segundo turno em São Paulo, ao contrário do petista Fernando Haddad. Serra vai destacar sua experiência como prefeito.

Comento: do lado de cá da imprensa, o leitor, a ingorância também não é pouca. O Brasil parecer ser um círculo vicioso que se auto alimenta: cidadão medíocre, imprensa medíocre (e partidária), políticos medíocres, cidadão medíocre, etc. Milhões lerão esta coluna nos jornais de hoje. Pouquíssimos perceberão o óbvio: Na primeira nota o jornalista afirma que as pesquisas eleitorais são uma cascata. Na segunda nota, imediatamente abaixo, o jornalista alerta para a rejeição de Serra, rejeição esta que é apontada em ... pesquisas.

Ontem escrevi um post dizendo que, como em todas as eleições, as pesquisas sairam desmoralizadas das urnas. E que, como sempre, demora uma semana para a população voltar a acreditar cegamente em pesquisas. Parece que a memória do Claudio Humberto é ainda mais curta que a da média da população. No caso dele não precisa de uma semana. No brevíssimo espaço entre uma nota e outra as pesquisas vão de "cascata" a verdade bíblica...



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