Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Indutores de realidades


Vem aí pesquisa do Ibope. Dizem que vem boa para Dilma. Não importa se a pesquisa vem boa ou se vem ruim, pesquisa é feita para quem acredita em pesquisa, e quem acredita, sinceramente, é um idiota. Infelizmente, um idiota com título de eleitor no bolso.

As pesquisas funcionam como indutores de realidade.

O mesmo se dá no mercado de ações.

Um figurão americano, com bastante presença na mídia e aura de "especialista", anuncia sua projeção: as ações da empresa X (brincadeirinha...) vão subir. Aí os cidadãos comuns ouvem a previsão do "especialista", correm ao mercado e compram ações da empresa X. E ... as ações da empresa X sobem, criando a aura de infalibilidade do tal "especialista".

No caso das pesquisas funciona da mesma forma:

- A pesquisa diz que o candidato Y vai vencer. Aí muitas pessoas votam no candidato Y (porque querem votar em quem vai ganhar) e o candidato Y vence, dando razão à pesquisa.

- No caso de pesquisa, ainda tem um segundo efeito, na eleição seguinte ela aponta que o candidato Z vai vencer. Aí o eleitor que deseja votar no candidato W, desiste de participar da eleição e vai para a praia, afinal o candidato W vai perder mesmo, afinal a pesquisa não erra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário