quarta-feira, 21 de maio de 2014
Indutores de realidades
Vem aí pesquisa do Ibope. Dizem que vem boa para Dilma. Não importa se a pesquisa vem boa ou se vem ruim, pesquisa é feita para quem acredita em pesquisa, e quem acredita, sinceramente, é um idiota. Infelizmente, um idiota com título de eleitor no bolso.
As pesquisas funcionam como indutores de realidade.
O mesmo se dá no mercado de ações.
Um figurão americano, com bastante presença na mídia e aura de "especialista", anuncia sua projeção: as ações da empresa X (brincadeirinha...) vão subir. Aí os cidadãos comuns ouvem a previsão do "especialista", correm ao mercado e compram ações da empresa X. E ... as ações da empresa X sobem, criando a aura de infalibilidade do tal "especialista".
No caso das pesquisas funciona da mesma forma:
- A pesquisa diz que o candidato Y vai vencer. Aí muitas pessoas votam no candidato Y (porque querem votar em quem vai ganhar) e o candidato Y vence, dando razão à pesquisa.
- No caso de pesquisa, ainda tem um segundo efeito, na eleição seguinte ela aponta que o candidato Z vai vencer. Aí o eleitor que deseja votar no candidato W, desiste de participar da eleição e vai para a praia, afinal o candidato W vai perder mesmo, afinal a pesquisa não erra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário