Se você assistir ao Jornal Nacional, da Rede Globo, ficará "sabendo" que as manifestações são pacíficas, realizadas por jovens idealistas, que só cometem um pouquinho de violência em reação à ação desproporcional das polícias.
Já se você preferir ler o jornal O Globo, do mesmo grupo, ficará sabendo do seguinte:
"O ronco das ruas que, em junho, começou a soar com a pauta específica dos protestos contra o aumento de tarifas de ônibus, e em seguida tornou-se tonitruante com a canalização do descontentamento generalizado da população, foi um momento de legítima reação da sociedade a crônicas mazelas do país. Mas, em refluxo, o movimento parece ter se reduzido a cenas de banditismo. Episódios de lamentáveis provocações nas ruas têm transformado Rio e São Paulo em praças de guerra. Na berlinda, os chamados black blocs, grupos de arruaceiros especializados em se infiltrar em manifestações, descaracterizá-las de seu conteúdo reivindicatório e promover vandalismo. Destituídas de sentido político, são, tão somente, demonstrações de barbarismo juvenil que se traduzem em violência pela violência e criminalidade, ameaças ao estado de direito e à democracia que precisam ser contidas."
Comento: as tais Organizações Globo são um lixo jornalístico, moral, cultural, ideológico, etc. Discordo de tudo o que Brizola disse em vida, exceto na sua avaliação sobre a Globo - um lixo. Em campanha para a presidência em 1989 Brizola dizia que, se eleito, cassaria a concessão da Globo. Talvez eu devesse ter votado nele...
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário