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terça-feira, 17 de julho de 2012

Técnica de propaganda


A excelente série de TV Mad Men se passa numa agência de publicidade nos anos 60. Num dos episódios uma presidente de empresa procura desesperada os serviços da agência. Segundo ela, a empresa havia sido objeto de algumas denúncias e deste então só aparecia de forma negativa no noticiário. Por mais que tentassem se defender e fornecer explicações, a situação só piorava.

Impassível, Don Draper (o gênio criativo da agência) dá a solução: "se você não está gostando do assunto, mude o assunto", ou seja, se o noticiário é desfavorável, suas explicações só fazem com que o mesmo assunto se prolongue na mídia. Ignore as denúncias, não dê nenhuma explicação, e lance algum fato novo, em outra área, para mudar o foco das discussões. Rapidamente ninguém mais lembrará do assunto antigo. Genial.

O PT, que também é gênio em propaganda, mostra que segue direitinho a cartilha das táticas publicitárias.

Segundo nossas autoridades, o PIB de 2012 seria bom. Contudo, a realidade teima em desmentir as autoridades. Por mais esforços governamentais que sejam feitos, o PIB só cai. Parece um caminho sem volta, e a projeção do PIB não sai da mídia: "crescimento será inferior à projeção do governo" é uma notícia quase diária nos jornais.

Não adianta insistir na discussão do PIB, nem em tentar construir com retórica situações artificiais que logo serão desmentidas pela realidade dos fatos. Isto só prolonga o assunto. Chegou a hora de mudar o assunto. e lá foi Dilma:

"O PIB não é importante, importante é a forma como o país trata suas crianças e seus jovens."

Nas redações jornalistas já preparavam a manchete do dia seguinte: "Crescimento será inferior à projeção de Mantega". Ao ouvir o discurso de Dilma ficaram com seus braços congelados no ar. Algum momento depois, já descongelados, apertaram a tecla delete de seus computadores, e começaram a tratar do novo assunto - as crianças.

E o PIB? Assunto velho, não rende manchete.

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