Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Mentira!

Leiam esta notícia da Veja.com. Comento na sequência.

Os brasileiros que defendem a renúncia do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) somam 76%, segundo pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta na edição desta segunda-feira do jornal Folha de S. Paulo. A pesquisa foi realizada na semana passada, nos dias 24 e 25 de fevereiro, com 2.768 entrevistados, em 171 municípios. O número saltou onze pontos porcentuais, se comparado com a pesquisa realizada em dezembro do ano passado, em que de 65% dos entrevistados defenderam a saída dele.
Em relação a uma eventual cassação do mandato de Cunha, o número é ainda maior: 78% dos brasileiros são a favor - na última pesquisa, 82% defendiam a ideia; isso mostra estabilidade se a margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos for levada em consideração. Já a reprovação ao Congresso Nacional está em 48% - uma queda de cinco pontos porcentuais em comparação com a pesquisa de dezembro.
Comento: infelizmente sou obrigado a concluir que se trata de uma inverdade. Por uma simples razão - o percentual de Brasileiros que sequer sabem quem é Eduardo Cunha não chegaria a 76%. Talvez nem a 50%. Simples assim.


domingo, 28 de fevereiro de 2016

Hipocrisia

Leiam a notícia da Veja.com. Comento na sequência.

Os ministros de Finanças dos países mais ricos do mundo, que compõem o G20, comprometeram-se neste sábado a intensificar os esforços para eliminar todas as fontes, técnicas e canais de financiamento para o terrorismo e a aumentar a cooperação na troca de informações a esse respeito.
A declaração divulgada ao término da cúpula ministerial de dois dias, realizada em Xangai (China), pede a todos os países que se "unam a nós nesses esforços".
Todos os países foram instados a implementar com rapidez os padrões do Grupo de Ação Financeira Internacional (FATF), do qual fazem parte 34 estados nacionais, entre eles China e Estados Unidos, e a cumprir a resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre ameaças à paz e à segurança internacional causadas por atos terroristas.

Comento - sabe o que esses governos e as empresas desses países mais querem no momento? Fazer negócios com o Irã.


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Revista Veja

Todas as evidências indicam que a revista Veja decidiu seguir o caminho da irrelevância.

Talvez seja uma irrelevância bem remunerada, uma vez que vai jorrar patrocínio estatal. Mas irrelevância será.

O mais incompreensível, como observou Rodrigo Constantino, é que a revista decidiu seguir esta linha justamente no momento em que a esquerda está mais fragilizada. Ou seja, justamente quando anos de luta solitária da Veja podem enfim dar resultado, ela decide jogar a toalha e se aliar ao inimigo.

Fui assinante ininterrupto da revista por mais de 15 anos, mas já não o sou mais há uns dois ou três anos. Atualmente recebo gratuitamente os exemplares em casa, todo o domingo. Não sei porquê enviam. Mas confesso que nem leio mais, já há algum tempo. A Veja já foi meu prazer de domingo à tarde. Se transformou em algo com o que não perco meu tempo. E vai piorar.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O Brasil está morrendo

Embora a grande maioria das pessoas ainda não tenha noção da extensão do que está acontecendo com o Brasil, a verdade é que o país está morrendo.

Os empresários da imprensa, e a maior parte dos jornalistas, contudo, sabem muito bem o que está acontecendo. Mas por vantagem financeira ou ideologia, seguem abraçados ao governo, assistindo o barco afundar.

Dilma X Temer

Com a possibilidade (na qual não creio) de impeachment, começam os comentários: "não adianta nada trocar Dilma por Temer", ou  "o PMDB é tão corrupto quanto o PT". Creio que geralmente esses comentários são inseridos no debate por petistas.

"Não adianta trocar Dilma por Temer" - adianta sim. Neste momento, com o país em queda livre, até uma eventual troca de Dilma pelo porteiro do meu prédio já serviria para provocar uma mudança no estado de espírito dos atores da economia.

"o PMDB é tão corrupto quanto o PT" - não é não. Se fosse, os níveis atuais de corrupção já teriam sido observados desde o governo Sarney (e teriam sido denunciados pelo PT). Além disso, julgo que a roubalheira não seja o principal problema neste momento. O principal problema é a ideologia do PT, que está levando o país para o buraco, e irá nos empobrecer a todos. O PMDB não tem ideologia.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Panelaço

Leio que o programa de TV do PT foi recebido com mega panelaço em São Paulo. Fico feliz.

Mas não posso deixar de notar que São Paulo, com todos os seus milhões de habitantes, não decide eleição presidencial no Brasil. Se decidisse, estaríamos livres do PT há tempo.

Eu quero saber se houve panelaço em vilarejos do norte e do nordeste, pois é lá que o futuro da nação é decidido...


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Foro de São Paulo em ação

Leiam este trecho de O Antagonista. Comento na sequência.

Via Feira" - ou João Santana - foram repassados 18 milhões de reais a uma campanha das eleições municipais de 2008 e 5,3 milhões de reais para a campanha presidencial em El Salvador, em 2009. O MPF relata que o publicitário atuou, "ao menos nesse caso, como intermediário dos valores".

Comento: parte do dinheiro roubado do povo brasileiro era utilizado pelo PT para financiar candidatos comunistas em outros países. É o Foro de São Paulo em ação.

Dilma cai ou não cai?

Eu passei por todos os planos econômicos dos anos 80 e 90 e nunca vi um processo tão rápido de destruição da economia brasileira como vejo agora. Quem acompanha o país pela imprensa até fica com a sensação de que as coisas não estão tão ruins assim. Mas quem acompanha, como eu, em contato direto com o mundo real percebe que as coisas estão muito mal, e que estamos apenas no início do processo. Daqui para a frente é ladeira abaixo do empobrecimento. Sem freio. E vai pegar todo mundo, inclusive o leitor, que se sente seguro no seu emprego.

Somente uma coisa pode servir para reverter as expectativas e desacelerar este processo - a queda de Dilma. Via impeachment ou cassação.

Como já deixei claro inúmeras vezes, eu não acredito em nenhuma das duas possibilidades. Mas o desespero provocado pela realidade que está me esbofeteando na cara me leva a esperar por uma dessas duas hipóteses, mesmo sem acreditar nelas. Estou como o ateu que pede socorro a Deus num momento de desespero.

Dia 13/3 estarei nas ruas, contra Dilma. Mas e o restante do povo, seguirá sentado em berço esplêndido?

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Texto da internet

O estado já pode entrar na sua conta bancária sem autorização judicial, regular a quantidade de sal que você come no almoço, e dizer quem você pode levar no banco de trás do seu carro. O estado pode tomar a sua propriedade caso a considere socialmente útil, pode mandar o exército na sua casa pra caçar um mosquito, e pode te punir com imposto de renda progressivo na fonte só porque você está indo bem na vida, ou estabelecer IPTU progressivo quase até o confisco se achar que você não está fazendo bom uso da sua propriedade urbana, segundo critérios de ocasião. O estado pode usar o seu dinheiro pra financiar filmes que você não vai assistir, pode impedir que o filme que você quer assistir seja exibido numa sala que você pode frequentar, e pode ocupar o horário nobre da sua rádio e do seu canal de TV pra fazer autopromoção às custas dos impostos que você paga. O estado pode obrigar as escolas a ensinarem ao seu filho coisas que você não quer que ele aprenda, pode impedir que empresas vendam brinquedos porque acha que você, como pai ou mãe, é incapaz de dizer não ao seu filho e de cria-lo pra ser gente, e quer até mudar o sexo do seu filho menor de idade sem te consultar, porque acha que você também não é gente.


Mas se você reclama, o fascista é VOCÊ!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Do Reinaldo Azevedo

Daqui a pouco, o único parâmetro do exercício do direito no Brasil serão os bandidos. Todos nós, cidadãos comuns, seremos expropriados das garantias de um Estado democrático porque os larápios tomaram o poder de assalto. As coisas estão assumindo um caminho perigoso. O Supremo passou, a meu ver, a legislar abertamente, de forma desabrida e sem rodeios.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O que fazer?

Sempre detestei o PT, não votei em Lula nem em Dilma, e fiz campanha contra. Eu tinha certeza que:

1 - Uma vez no poder, não sairiam mais;
2 - Destruiriam o Brasil;
3 - Bolivarianizariam nosso futuro.

Mas essas certezas só serviram para me deixar infeliz ante a cegueira completa dos meus compatriotas.

Agora a profecia 2 está se realizando, o PT está destruindo o país. Nossa elite econômica que, imagino, ainda detém algum poder, a tudo assiste sentada em berço esplêndido. Estamos indo para o buraco como nunca antes na história deste país. Empregos serão perdidos. Pior, empresas serão fechadas, o que tornará mais difícil ainda a recuperação dos empregos um dia.

Pela primeira vez desde que me tornei empresário contemplo a possibilidade de quebrar. Se isto acontecer, o que fazer da minha vida? Procurar emprego com 46 anos de idade? Procurar onde?

Mesmo sem ter votado no PT, posso ser mais uma das suas vítimas. Obrigado povo brasileiro...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

País de babacas

Se os EUA são o melhor do ocidente, o ocidente está definitivamente condenado à extinção.

O traíra chefe Obama empurrou garganta abaixo dos bestializados americanos um acordo com o Irã. Em consequência deste acordo, US$150 bilhões de ativos iranianos, que estavam congelados, foram liberados. É muita grana.

Em julho, na linha do acordo, os babacas da ONU aprovaram uma resolução que proíbe o Irã de comprar armas de ataque por cinco anos.

Mas o que fizeram os iranianos assim que puseram a mão na grana? Deram uma banana para os EUA e para a ONU, e se reuniram com Putin para comprar caças e tanques. Segue o link.

http://www.foxnews.com/world/2016/02/16/iran-s-defense-chief-meets-putin-to-discuss-controversial-sale-fighter-jets-tanks.html?intcmp=hpbt1

Um blog quase invisível

Este blog possui pouquíssimos acessos diários. Nunca entendi bem a razão para isso, acho que os textos aqui publicados são bons. Talvez tivesse mais acessos se passasse a publicar as letras das músicas do Wesley Safadão...

De 2009 a 2015 acumulamos míseros 22 seguidores, mas em janeiro de 2016 perdemos 5, e agora o blog está com 17.

Mesmo assim, já foram publicadas aqui várias profecias certeiras (e algumas erradas).

Há anos venho escrevendo textos alertando para a inevitabilidade do calote na dívida pública Brasileira (que, quando ocorrer, transformará em pó as suas aplicações financeiras). Pois bem, ontem esta probabilidade foi sacramentada por um relatório da Empiricus, a consultoria que mais acerta previsões no país. Só que quem leu meu blog já sabia disto com anos de antecedência. E de graça.

Fugir para onde?

Há um filme, não me recordo o nome, que mostra grupos de poloneses fugindo desesperados em direção ao leste, fugindo dos invasores nazistas. Até o ponto em que esses grupos batem de frente com os poloneses que fugiam em direção ao oeste, fugindo dos invasores russos. Quando ambos os grupos se encontram, seus olhares demonstram a constatação de que seu destino está selado, que não sobrou destino para sua fuga.

Há pouco mais de 20 anos avaliei a situação do Rio Grande do Sul, meu estado natal, o que estava em curso, e considerei que não havia expectativa de futuro no estado, exceto para funcionários públicos. Então emigrei para um outro estado, com mentalidade mais empreendedora, desejo de se desenvolver, etc. Deu certo.

No entanto, agora faço a mesma avaliação em relação ao Brasil, e concluo que não há expectativa de futuro para o país. Seria o momento para ir embora daqui. Só que estou mais de 20 anos mais velho, e numa idade que torna a emigração muito mais difícil e complicada. Talvez meu destino seja morrer com o Brasil (não pelo Brasil...).

Mas ir embora para onde? Para a Europa, falida econômica, cultural e moralmente, e prestes a cair sob domínio muçulmano? Para os neo socialistas EUA? Para a ditadura chinesa? Aqueles que decidirem ir embora correm o risco de encontrar no meio do caminho os "poloneses" que estarão fugindo em sentido contrário. E a constatação será a mesma do filme - não sobrou destino para a fuga.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Condenado

Muita gente aguarda uma condenação de Lula. Eu não acredito ainda que tal ocorra.

Mas digo o seguinte - Lula já nasceu condenado.

Sim, considerando o conjunto da obra (malandragem, preguiça, mentira, desonestidade, bravatas, ignorância, cachaça, etc.) nosso ex presidente é possivelmente o que de pior nosso território já produziu. E considerando que o Brasil é o que é, e não o que nós gostaríamos que fosse, com este perfil o homem já nasceu condenado a um dia ser eleito presidente da república. E se não houvesse limite para reeleição, ele provavelmente seria reeleito consecutivamente até sua morte.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Igreja Católica

Li hoje duas notícias sobre a Igreja Católica, ambas na Veja.com. Uma delas dizia que o papa comunista emitiu nota manifestando preocupação com eventual perseguição que o novo presidente argentino estaria fazendo em relação aos movimentos sociais comunistas do país. A outra informava que uma cartilha do Vaticano estabelece que os clérigos não são obrigados a comunicar a polícia abusos sexuais de menores. Ambas as notícias, juntas, compõem um retrato perfeito do que virou a igreja.

Carnaval

Graças a Deus passou.

Não sou contra o carnaval, acho que numa sociedade livre todos devem ser livres para fazer o que quiserem, dentro da lei.

Mas me cansa a imprensa monotemática durante o período.

Me incomoda ver as pessoas abandonarem seus trabalhos num período de crise profunda para caírem na folia, ou simplesmente irem para a praia.

E me indigna ver os blocos arrastarem multidões muito maiores do que aquelas que saem às ruas para protestar contra todos os males causados pelo PT. Só serve para reforçar a conclusão de que o Brasil é um país morto, sem esperança.

E os desfiles das escolas de samba? Eu adoraria (nunca vai acontecer) ver a Globo colocar no ar os desfiles de 1996, ou de 2006, e ver se algum telespectador se daria conta disso. Duvido. Na segunda feira eu fazia uma visita e os visitados comentavam "como estão chatos os desfiles de escola de samba, todo o ano é a mesma coisa". Ao que respondi que na minha opinião desfiles de escola de samba são mais chatos que horário político.

Mas passou. Agora 2016 pode finalmente começar. Tentemos sobreviver a ele.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Vai piorar

Hoje uma jovem colega de trabalho chegou ao escritório em prantos. Tinha acabado de ser assaltada sob ameaça de faca.

O assalto ocorreu às 9h da manhã, numa praça no coração da cidade, praça esta que é cercada por duas das principais atrações turísticas da cidade.

Eu cruzo esta praça todo dia, de manhã e à noite, e apesar de ainda não ter sido assaltado ali, observo: a praça foi tomada por figuras de aparência pouco recomendável, e (com exceção do período da copa do mundo) não se vê por ali nenhum policial, nem à noite.

Então a notícia que tenho para a jovem colega não é boa - as coisas estão ruins, e vão piorar.

Vão piorar porque vivemos num ambiente de permanente desconstrução moral e civilizacional, onde nosso fino verniz de civilização vai se rompendo, e nossa real natureza selvagem vai aflorando.

Vão piorar porque a democracia no Brasil serviu para alçar ao poder políticos que, petistas ou não, vivem em permanente estado de desconexão com a realidade, e portanto nenhuma medida efetiva em relação à segurança pública partirá deles.

Vão piorar porque qualquer tentativa da polícia de combater o crime seria prontamente atacada pela imprensa.

Vão piorar porque os bandidos sabem que estamos desarmados e não podemos reagir.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Rigor e Misericórdia


Concluí hoje a leitura de Em Busca do Rigor e da Misericórdia, do Lobão. Seguem trechos:


Com a erupção dessas leis e medidas protetoras de “minorias”, a elevação do vulnerável como personagem e foco principal da vida pública e a vitimização elevada à condição de privilégio, vamos nos tornando uma sociedade onde o medíocre, o superficial e a vítima entronizada são o metro e a régua de nossa conduta. Ou seja, uma sociedade regida pela “menos valia”. Uma teraplanagem por baixo.

Nunca devemos nos esquecer de que o Ministério da Cultura é feudo do PCdoB, a parte que cabe a esse partido irrelevante, senhor de engenho também do outrora movimento estudantil nacional, no grande latifúndio de nossa República. O PCdoB e seus sócios têm por agenda o propósito – para o qual a música e o futebol são decisivos – de estatizar a vida brasileira.

PT, seu nome é mentira. Lula, Dilma: mentira. A mentira que esconde a roubalheira, que vende um governo de inclusão social, que protege uma administração que pedala, dissimula e camufla orçamentos, que atribui ao opositor tudo de falso quanto possa lhe atrair ódios, que estabeleceu as condições para que vivamos nessa patocracia, nessa fábrica de produzir cretinos fanáticos, crédulos no engodo enfiado goela abaixo.

Utopia é algo como insistir em tratar uma bicicleta ergométrica como meio de transporte.

E eu estava farto, estou farto de viver num país frouxo, injusto e ineficaz.

(sobre seu sobrinho genial que deixou o Brasil aos 18 anos) O evento no colégio do Puig explicava tudo, e, particularmente, representava o próprio motivo de ele deixar o Brasil. Caras assim enxergam na frente: o Brasil está perdido.

Com humor e ironia ele me relatava como seus colegas de cursinho exibiam um comportamento retardado, infantil, agravado por uma erotização primária: uma sala de aula de um curso preparatório ao vestibular que se poderia confundir com a sala de estar do Big Brother Brasil. Grau de leitura? Próximo ao zero, ao som do sertanejo universitário, num cenário em que até Darwin teria de rever sua teoria. Esqueçam o mais apto! Neste país, hoje, vence o mais medíocre, o mais cretino, o mais raso, o mais oco, o mais estreito.

Nosso país é, desafortunadamente, um acúmulo de reticências. Escrevo este epílogo em julho de 2015, olho, encaro o Brasil e só vejo sombras. Temos um governo morto, uma presidente desmoralizada, um partido ridicularizado por seus feitos caricaturais e autoritários, um ex-presidente em pleno exercício do descrédito, às portas da cadeia. E, no entanto, nesse cenário de desterro, por mais absurdo que seja, essa corja, através de mais falcatruas, pode ainda prevalecer sobre o povo brasileiro e permanecer no poder. Não há projeto para o país, mas apenas um plano de permanência, de perpetuação.

Crise

Em 2009 estava na Espanha e vi um cartaz que dizia: "acabe com a crise, abra uma empresa".

Hoje saí cedo para caminhar e vi num ponto de ônibus um cartaz que dizia: "fuja da crise, faça um concurso".

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

É cedo para conclusões

Leiam a nota de O Antagonista. Comento na sequência.

Lula "não é mais um candidato viável para 2018".
É o que diz um estudo da Eurasia, citado por Sonia Racy, no Estadão:
"A consultoria, das mais respeitadas do mundo, mostra que em agosto de 2005, no início do mensalão, 49% consideravam o ex-presidente um político honesto. Agora, esse número caiu para 25%".

Comento: é cedo para conclusões. Os analistas, por mais respeitados que sejam, sempre deixam o "fator" João Santana de fora de suas previsões. Se Lula for candidato em 2018, João Santana entra em ação e o transforma na reencarnação de Jesus Cristo. Aliás, quem elege presidente no Brasil do século XXI não é Lula, não é o PT, nem o bolsa família. Quem elege é João Santana.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Folia sim, trabalho não

Leiam esta notícia da Correio Braziliense. Comento na sequência.

Quem vai passar o carnaval em outros estados pode ficar mais tranquilo. Em assembleia realizada nessa quarta-feira (3/2), o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) definiu que não vai promover protestos durante o carnaval. Ontem, duas horas de paralisação causaram transtornos a diversos passageiros em 12 terminais no país.

A categoria afirma, no entanto, que novas paralisações voltarão a ocorrer a partir de 12 de fevereiro, caso não haja acordo. Entre esta quinta-feira (4/2) e sexta-feira (5/2), a categoria vai participar de uma audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) com o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea). A expectativa é de que as operadoras apresentem uma nova proposta do reajuste salarial.

Comento: em resumo, atrapalhar as viagens dos foliões, nem pensar. Contudo, antes e depois do carnaval, quando a maioria dos passageiros viaja a trabalho, aí sim, pode fazer greve e ferrar a vida de todo mundo. O pensamento do sindicato reflete à perfeição a maneira de muitos brasileiros pensarem: a folia é mais importante que o trabalho. Não havia chance deste país dar certo.



quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Ainda o zika

Concordo com a maioria das coisas que o Reinaldo Azevedo escreve, mas vou discordar de um texto seu desta semana. No texto ele critica o governo petista por ter negligenciado o combate ao aedes aegpty nos últimos anos, dizendo que o governo se limitou a fazer propaganda contra locais de água parada, deixando a execução efetiva das ações nas mãos do cidadão.

Um argumento desses só dá razão aos socialistas, que entendem o cidadão como um ser incapaz, que precisa ser tutelado pelo estado forte.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Zika

Só se fala no vírus zika. Mas ao acompanhar o noticiário ficamos com a impressão de que o zika surgiu do nada, ou que um belo dia Deus desceu à terra para trabalhar mais um dia (além dos seis que já havia trabalhado) e criou o zika.

De onde veio o zika?
Qual a relação entre a chegada do zika ao Brasil e a política petista de fronteiras abertas para imigrantes?

São questionamentos que o leitor não verá na imprensa.