terça-feira, 25 de junho de 2019
Por quê o sistema era tão servil a Lula?
Uma das razões, obviamente, é que estavam quase todos no bolso, via distribuição de cargos, verbas, e malandragens em geral.
Mas não era só isso. Em outros governos também houve corrupção. O sistema parecia estar com permanente temor de Lula, e havia uma disputa entre os membros do sistema para mostrar quem puxava mais o saco do Lula, quem era mais lulista, quem era mais servil. De certa forma, como ocorria na União Soviética em relação a Stalin.
Qual a razão de tanto temor?
Eu acho que sei a resposta - com uma popularidade que só aparecia nos institutos de pesquisa, Lula era o "maior" líder popular da história do mundo, "tinha" o povo ao seu lado, disposto a segui-lo no que quer que fosse, e estava permanentemente implícito no ar que a qualquer momento Lula poderia usar tamanho poder popular para, inclusive, dar um pé na bunda do sistema. E o sistema acreditava nisso e morria de medo.
No fim, Lula era um líder popular de papel (literalmente, de papel de pesquisas...), nunca fez nada contra o sistema e seguiu as regras. Mas a ameaça sempre esteve no ar.
Bolsonaro, por outro lado, é um líder realmente popular, eleito contra tudo e todos, inclusive contra os institutos de pesquisas. Bolsonaro sim teria o povo ao seu lado em qualquer medida mais dura que viesse a tomar. Mas o sistema farejou no ar o cheiro da frouxidão do Bolsonaro, então seus integrantes se dedicam a um espancamento público diário do presidente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário