Pesquisar este blog

sábado, 2 de janeiro de 2016

Saqueadores

Diversas razões há para concluir que o Brasil é um caso perdido. Acrescentarei uma à lista - o Brasil é um caso perdido porque nunca chegamos a ser uma nação, isto aqui sempre foi um território de saqueadores.

Logo quando do descobrimento, os primeiros europeus deixados por aqui foram bandidos condenados em Portugal. Na colonização veio para cá gente que tinha o propósito exclusivo de saquear as riquezas o mais rápido possível, e voltar para Portugal. E assim é até hoje.

Não acreditam? Então vejamos:

- Todas as pesquisas realizadas sobre o tema indicam que a maioria dos brasileiros gostaria de ser funcionário público. Por que? Por um desejo incontrolável de servir o público? Não, apenas pelo tripé: trabalhar pouco, ganhar bem e ter estabilidade. Ou seja, para saquear o país. Tão logo assumem um cargo começam o saque, seja pela não realização do trabalho para o qual são pagos, seja pelas greves anuais, seja pela permanente reivindicação se salários "mais dignos";

- Os grandes empresários, aqueles que teriam poder de influência nas grandes questões nacionais, são todos burros e não percebem que o país está sendo arrasado? Claro que não. E por que não fazem nada, além de aplaudir? Porque são saqueadores, saqueando tudo o que der enquanto for possível, e acumulando uma bolada fora do país para quando a casa aqui cair definitivamente.

Não surpreende que um território de saqueadores tenha escolhido para governante a maior quadrilha de assalto ao erário da historia do mundo.

Quem sobra: uma pequena parte da classe média, aquela que percebe, mesmo que instintivamente, que as coisas caminham para o abismo. Mas estes estão empenhados apenas em se mandar daqui ou, pelo menos, enviar seus filhos para fora (como eu faria, se tivesse filho). Percebem o Titanic afundando e tentam um lugar num bote, para eles ou para seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário