Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de junho de 2016

Educação

Minha esposa se formou em magistério em 1986, mas nunca exerceu. Colegas suas, no entanto, exercem a profissão até hoje.

Neste fim de semana ocorreu o encontro de 30 anos de formatura, e as colegas comentaram como anda o seu exercício profissional.

Segundo uma, ela está alocada numa matéria sobre a qual não possui o menor conhecimento. Informou isto à direção, mas recebeu a orientação de que ensinasse qualquer coisa, pois era necessário preencher a grade.

Outra, que leciona para a quinta série, contou que possui dois alunos na sua turma que sabem apenas desenhar o primeiro nome (não o nome completo). Mas a direção da escola pressiona para que todos os alunos sejam sempre aprovados, evitando que a escola perca posição em determinado ranking.

O Brasil desistiu da educação. Formalmente segue existindo e consumindo bilhões em recursos, mas na prática o seu resultado é nulo. Afirmo com frequência que o país acabou. Dizem que sou catastrofista. Mas existe alguma esperança de futuro para um país onde as pessoas saberão apenas desenhar seus nomes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário