Pesquisar este blog

domingo, 18 de dezembro de 2016

Ética

Estou fazendo um curso online de ética profissional, mas a sensação é de estar assistindo a Alice no País das Maravilhas. Sim, pois nada mais desconectado da realidade atual da nossa civilização do que ética.

Ao longo de décadas nossa sociedade ocidental foi se esvaziando de princípios, de valores, de forma que estou apenas um "valor" único - ter. Ou aparentar ter. E aí virou um vale tudo.

Estamos corrompidos até nossas almas. Todo mundo engana todo mundo. Todo mundo rouba todo mundo, de alguma forma. Nem relações familiares ou profissionais sao respeitadas. Somente uma coisa tem valor - grana. Tudo sob uma repugnante cortina de hipocrisia, pois cada um de nós quer ser o primeiro a apontar o dedo quando as sacanagens dos outros se tornam públicas.

Se o procurador estrelinha Dallagnol tivesse consciência desta realidade, esqueceria a bobagem que é o projeto das 10 medidas. Numa sociedade corrompida em sua essência, nem mil medidas dariam resultado. A corrupção sempre será mais criativa que a capacidade do procurador para pensar em medidas.

Do ponto de vista do interesse público, a melhor saída seria reduzir o tamanho do estado, privatizar. A corrupção seguiria existindo, mas ao menos não seria com dinheiro público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário