Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Comunismo na prática


Estou assistindo a terceira temporada de The Crown na Netflix. O episódio 4 trata da história da princesa Alice, a mãe do príncipe Philip (marido da rainha Elizabeth).

Com problemas mentais, numa certa altura da sua vida a princesa decidiu virar freira e dedicar sua existência à caridade. Criou um abrigo para os desamparados em Atenas, e passou a vender bens da sua fortuna para bancar as despesas do abrigo.

Nos anos 60 (época em que está ambientado o episódio) o abrigo era um lugar miserável, caindo aos pedaços, a princesa estava falida (já tinha vendido tudo), e os desamparados não cessavam de chegar.

Melhor exemplo de comunismo não poderia haver. Comunistas pregam tomar dos ricos para dar aos pobres. A princesa fez exatamente isto, só que espontaneamente. Ocorre que riqueza não brota do chão, não existe na natureza. Precisa ser construída ou bem cuidada. Ao resolver destinar a riqueza aos pobres se constata o seguinte: a riqueza acaba rapidinho, mas a pobreza não. Pelo contrário. Acostumar pessoas a receberem favores sem esforço só aumenta a pobreza, pois as afastam do trabalho, da produção e da geração de renda. Quanto mais se dá, maior fica a pobreza.

Um comentário: