Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Brasil - ditadura


É evidente para qualquer um que tenha olhos para enxergar que o STF está assumindo a condição de poder ditatorial no Brasil.

Aí entra em ação uma das maiores pragas do nosso tempo - o palpiteiro de internet: "Bolsonaro não reage, está traindo seus eleitores", "Bolsonaro se c...ga de medo do STF", e por aí vai.

Para colher a fúria dos palpiteiros, eu pergunto - o que Bolsonaro pode fazer?

No momento desta pergunta os palpiteiros só não me agridem fisicamente porquê a discussão ocorre em ambiente virtual. Os palpiteiros de internet possuem um grau de convicção que só a ignorância absoluta permite.

Primeiro aspecto - com meia dúzia de canetadas o STF destrói o Brasil e, consequentemente, destrói o governo Bolsonaro. Então Bolsonaro precisa fazer de tudo para não atrair a animosidade dos ministros.

Segundo aspecto - tentativa de interferencia em outros poderes é um dos fundamentos para impeachment, e isso é tudo o que o congresso quer.

Eu confesso que achei que Bolsonaro teria uma postura mais altiva. Mas para tal ele precisaria de forte apoio militar, para instigar o instinto de sobrevivência de congressistas e ministros do STF.

Através da sua postura de cordeirinho, Bolsonaro está mostrando para a população que não possui apoio militar. Sem tal apoio, precisa caminhar sobre o arame todos os dias, se equilibrando no cargo.

E então voltamos ao que já escrevi neste blog - os militares são os fiadores de todas as tragedias cometidas no Brasil. A única exigência dos generais é que as tragedias sejam cometidas sob o disfarce de "democracia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário