Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de julho de 2023

O ser-humano é um projeto inviável

As pessoas de fé acreditam que o ser-humano é o ápice da criação divina. Eu tenho minhas dúvidas. Chego a pensar que o ser-humano é um acidente, cuja passagem por este planeta será breve. A história da humanidade é uma história de trajédias, a maior parte delas causadas pelo próprio ser-humano. O século XX foi um século de carnificina e de terror. Ali pelo início dos anos 90 parecia que os principais problemas estavam superados, e ignorantes (como eu) pensaram: agora vai! Não vai. Ou melhor, vai para o brejo de novo, como sempre. Povos (Brasil incluído) se preparam (alegremente) para uma vez mais percorrer as profundezas do abismo do horror. Provando que o ser-humano é absolutamente incapaz de aprender com sua história, com seus próprios erros. Tenho visto notícias de que as inteligências artificiais já existentes estariam dando sinais de que consideram o ser-humano um mal desnecessário. Bem, talvez elas se encarreguem de resolver definitivamente o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário