Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Filme sobre a Lava Jato

Confesso que não sou um fã da operação Lava Jato. Como muitos, acho que a operação começou muito bem. Mas perdeu o rumo a partir do momento em que seus integrantes viraram celebridades nacionais, e passaram a agir mais em função da fama do que da técnica, passaram a ter ambições políticas. Além disso, tenho a impressão de que a operação se perdeu num emaranhado de delações que, na essência, não delatam nada, não provam nada, e delatores começaram a usar a operação para atingir desafetos. Acho que o fim da Lava Jato será melancólico, apesar de que alguns de seus integrantes continuarão a ser, por um tempo, "deuses" perante os seus admiradores incondicionais.

Mas fui ao shopping ontem para assistir algum filme, e por absoluta falta de opção (que lixo a produção contemporânea) acabei assistindo o filme sobre a Lava Jato. O filme narra a história da operação até abril de 2016, ou seja, ainda na sua fase áurea, antes da decadência.

O filme é bobinho (como quase todos os filmes), as interpretações são fracas, e há algumas escorregadelas para o petismo. Mas gostei. Acho que o saldo líquido que sobra é positivo. Ao final me emocionei (e lacrimejei) com as cenas das manifestações gigantescas de março e abril de 2016. Me emocionei porquê acho que nunca mais testemunharemos algo como aquilo. Passou. Enfim, leitor, se você não estiver curtindo uma praia, como estão os colunistas de direita, recomendo que vá ao cinema assistir o filme.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário