Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Por quê o Brasil é um país tão atrasado e desigual?

Basicamente porquê políticos, elites e meta empresários se unem há séculos para preservar a maior parte da riqueza para eles, e manter o país no atraso, como uma espécie de playground para uso pessoal.

Esses meta empresários nada têm de capitalistas. Afinal, capitalismo envolve liberdade de mercado, oportunidades, mobilidade social, concorrência, disputas, etc. Tudo o que os meta ricos querem bem longe deles. Querem o seus status bem congelado, e protegido de ameaças. E para isto, nada melhor do que um governo interventor, regulador e que inviabiliza o empreendedorismo, matando no nascedouro aqueles poderiam vir a ser futuras ameaças aos meta ricos.

Poucas vezes na história este sistema de compadrio foi rompido. Uma delas foi durante o governo Collor. Outra parece ser o governo Temer. Por isso, tão odiado pela elite, que lava a cabeça do povão para que repitam "Fora Temer!" como autômatos.

E este esquema atingiu o seu ápice durante o governo do povo popular do PT. Se as pesquisas estiverem certas (espero que não), em 2018 o povão elege Lula para aprofundar o modelo  de concentração de riquezas nas mãos de meia dúzia.

E os americanos estão aprendendo com a gente. Lá bilionários e multimilionários já são ativistas e contribuintes do Partido Democrata. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário