Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2018

Um livro excelente

Há cerca de um ano comprei um livro de Theodore Dalrymple chamado Viagens aos confins do comunismo. Na obra, Dalrymple relata suas impressões após viajar por cinco países comunistas. Após comprá-lo achei que o tema viagens não me interessaria muito, e o livro foi para a pilha de não lidos, onde acabava sendo  sempre preterido por uma aquisição mais recente.

Mas na semana passada finalmente comecei a lê-lo, e praticamente já terminei. O livro é ótimo, indispensável para ter uma ideia do que é realmente viver em um país comunista. Em cada país visitado Dalrymple conversou com vários nativos para entender como era a vida no dia a dia. Se houver algum leitor deste texto, recomendo enfaticamente o referido livro. Vale à pena, é uma leitura agradável, não cansa. Fundamental.

Ler as impressões do Dalrymple e o relato dos nativos só reforça a certeza de que o comunismo só é atraente a dois tipos de gente: os canalhas e os idiotas.

Canalhas, infelizmente, os há em abundância nas sociedades ocidentais. Mais em alguns países, menos em outros. Mas estão em todo lugar.

Já os jovens ocidentais representam um fluxo permanente de idiotas para a "causa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário