Há cerca de um ano comprei um livro de Theodore Dalrymple chamado Viagens aos confins do comunismo. Na obra, Dalrymple relata suas impressões após viajar por cinco países comunistas. Após comprá-lo achei que o tema viagens não me interessaria muito, e o livro foi para a pilha de não lidos, onde acabava sendo sempre preterido por uma aquisição mais recente.
Mas na semana passada finalmente comecei a lê-lo, e praticamente já terminei. O livro é ótimo, indispensável para ter uma ideia do que é realmente viver em um país comunista. Em cada país visitado Dalrymple conversou com vários nativos para entender como era a vida no dia a dia. Se houver algum leitor deste texto, recomendo enfaticamente o referido livro. Vale à pena, é uma leitura agradável, não cansa. Fundamental.
Ler as impressões do Dalrymple e o relato dos nativos só reforça a certeza de que o comunismo só é atraente a dois tipos de gente: os canalhas e os idiotas.
Canalhas, infelizmente, os há em abundância nas sociedades ocidentais. Mais em alguns países, menos em outros. Mas estão em todo lugar.
Já os jovens ocidentais representam um fluxo permanente de idiotas para a "causa".
quinta-feira, 15 de março de 2018
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário