Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Efeito Orloff

A denominação Efeito Orloff surgiu na década de 1980 para representar um fenômeno: o que acontece na Argentina acontece algum tempo depois no Brasil.

Pois bem.

Ante a iminência da vitória de Cristina Kirchner nas eleições deste ano o paspalho manifestou (em vídeo do ontem) a preocupação de que a Argentina seja a nova Venezuela. E o paspalho está certo, Cristina Kirchner já declarou que, se eleita, substituirá a constituição Argentina por uma "constituição popular" nos moldes venezuelanos.

Pois bem, em vídeo no Youtube o canal Vista Pátria tentou entender como a Argentina foi do otimismo com a eleição do Macri ao desastre e à perspectiva da volta dos comunistas ao poder. Eles sintetizaram muito bem da seguinte forma: o desastre argentino foi resultado da mistura da frouxidão do Macri com o boicote da esquerda.

Quando ouvi "frouxidão" pensei logo no paspalho.

Efeito Orloff:

- A Argentina elegeu o liberal Macri como uma esperança para a prosperidade e para a libertação das garras do Foro de São Paulo;

- Algum tempo depois o Brasil elegeu Bolsonaro, convertido ao liberalismo, como uma esperança para a prosperidade e para a libertação das garras do Foro de São Paulo;

- Macri no poder foi um frouxo. Democraticamente teve todas as suas medidas boicotadas e inviabilizadas pela esquerda. A Argentina mergulhou no caos, a população desesperada pede a volta dos comunistas, e o país mergulhará definitivamente no abismo venezuelano.

- Uma vez eleito, o machão da campanha (Bolsonaro) se revelou um frouxo (aqui no blog chamado de Paspalho). A esquerda boicota e inviabiliza todas as suas medidas. Se não houver mudança de rumo, o Brasil caminhará para o caos, e a população desesperada clamará pela volta do PT ao poder em 2022, de forma que o país mergulhará definitivamente no abismo venezuelano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário