Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Acabou

Todo o sujeito que se dedica a fazer previsões catastróficas torce para que elas não se realizem. A menos que seja um louco. Como creio não pertencer a este último grupo, passei os últimos 13 anos fazendo previsões catastróficas e desejando que não se realizassem.

Eu preferia estar aqui comentando sobre uma vitória de Aécio e passando por idiota perante todos aqueles que não aguentavam mais me ouvir falar sobre a ameaça vermelha. Mas quis o destino que desta vez o catastrofista estivesse certo.

O resultado final da apuração foi apertado. Mais apertado até do que eu imaginei que seria. Numa eleição apertada, cumpre observar o seguinte - quem inventou o sistema eletrônico de votação (e não foram os petistas) tirou o poder de decisão das mãos do eleitor e o transferiu para quem aperta os botões do sistema oficial de apuração.

O resultado das urnas também revelou a existência de 3 brasis bem distintos:

- Um deles trabalha, tem esperança de um futuro melhor, luta contra a pobreza, paga imposto e contribui para o caixa do governo federal - este Brasil votou com Aécio;

- O segundo Brasil abandonou qualquer esperança de futuro, está satisfeito com as esmolas que recebe, vive afundado na ignorância profunda e se dedica a sugar recursos do caixa do governo federal - este Brasil votou com Dilma;

- O terceiro Brasil é representado pelo estado de Minas Gerais, justamente o estado que em 1964 evitou que o Brasil caísse nas mãos dos comunistas, parece agora comparecer para o acerto de contas com a história. Economicamente Minas integra o primeiro grupo citado acima. Mas vota com a cabeça do segundo grupo.

Creio que se a partir de hoje dividíssemos o país em três (conforme os critérios acima) e cada um fosse viver a sua vida, seriam todos mais felizes. Mas isso não vai acontecer. Seguiremos todos "brasileeeeiros, com muuuuito orguuuuulho, com muuuuito amoooor", seja lá o que isso signifique.

E o futuro?

Bem, o futuro representará a realização definitiva das tragédias aqui profetizadas:

- No futuro imediato, experimentaremos uma crise econômica sem precedentes. E sem porta de saída (exceto o aeroporto). E a crise levará o governo a tomar medidas cada vez mais insanas que só produzirão como efeito o aprofundamento da crise;

- No futuro mediato veremos a implementação das medidas de cerceamento das liberdades, incluindo a liberdade de imprensa. E uma relativização cada vez maior da propriedade privada. Tudo no padrão bolivariano. Passando pela Argentina, seguiremos no rumo da Venezuela;

- No futuro mais distante, 2018, seguirá havendo eleições (como na Venezuela), mas já num ambiente e conjunto de regras que não permitirá a vitória de quem não seja o candidato oficial. Neste domingo perdemos a última chance.

E este blogueiro encerra aqui as suas atividades. Cumpri meu papel de alertar. Não deu certo. Prosseguir a partir de agora significaria apenas nutrir tendências masoquistas de autoflagelação, o que para mim não faz sentido. Boa sorte a todos que acompanharam esses quase seis anos de atividade intensa. E que não nos encontremos numa das filas de ração do governo socialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário