Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Ameaças

São tantas as ameaças que pairam sobre a espécie humana, que é incrível que continuemos levando nossas vidas como se nada estivesse acontecendo.

Vou listar algumas (que me vêm à cabeça rapidamente) capazes de extinguir a humanidade ou, pelo menos, o estilo ocidental de vida:

- Meteoro;
- Guerra nuclear (em breve teremos aiatolás atômicos);
- Super bactéria;
- Comunismo;
- Islamismo;
- Pulso eletromagnético;
- Colapso econômico mundial.

Todas essas ameaças parecem ser ignoradas pelas pessoas. Mas entre elas talvez a campeã em ignorância seja a ameaça representada pelo desenvolvimento da inteligência artificial. Como já advertiu Stephen Hawkins (o maior cientista vivo), uma vez inventada, a inteligência artificial levará pouco tempo para concluir que o ser humano é apenas uma ameaça e um ônus desnecessários (como, aliás, foi mostrado em O Exterminador do Futuro). Mesmo assim, dezenas de laboratórios ao redor do mundo trabalham no desenvolvimento de tal tecnologia.

Não foi sem ficar arrepiado que li no site da Fox News, ontem, que um computador do laboratório de inteligência artificial do Google se recusou (pela primeira vez) a seguir instruções recebidas de um humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário