Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de junho de 2015

Choque de civilizações

Um ex marine americano, convertido em Iman e islamita radical, suspeito de radicalizar e enviar para o EI uma infinidade de jovens americanos, estava preso na Flórida.

Era considerado tão perigoso, que era mantido em correntes, com guarda armada 24 hora por dia, e quando ia ao tribunal era escoltado por comboio de sete carros.

Li na Fox News que um juiz federal mandou solta-lo hoje, alegando que a promotoria não apresentou razões suficientes para mantê-lo preso.

Este é um momento interessante da história mundial, quando duas civilizações completamente diferentes estão em confronto:

- De um lado do campo de batalha, não há perdão, não há processos judiciais, e inimigos (reais ou imaginários) são imediatamente executados com requintes de terror;

- Do outro lado está o estado de direito, que aplica processo legal e ampla defesa para terroristas, e que manda soltar quem, uma vez solto, fará tudo o que estiver ao seu alcance para tirar o maior número de vidas americanas possível. O próprio juiz que manda soltar seria assassinado pelo terrorista se tivessem oportunidade de ficar a sós.

Qual dos dois lados vai vencer este conflito?

Eu não sei, mas acho que a sociedade ocidental, na média, não conseguiu ainda nem compreender o tamanho da ameaça. Muito menos como lidar com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário