Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Papa falou besteira

Só para não variar, o Papa Francisco falou besteira. Desta vez falou algo como a liberdade de expressão não comporta ofensas à fé. Desta vez até o Reinaldo Azevedo perdeu a paciência, e escreveu um texto com verdades cristalinas.

Aí fui ler os comentários dos leitores e, para minha surpresa, muitos comentaristas concordam com o Papa.

Então vamos criar esta restrição à liberdade de expressão, qual seja, ofensas à fé não serão mais permitidas. Evidentemente, coisas desse tipo a gente sabe onde começa, só não sabe onde termina. Os grupos de pressão continuarão agindo, e logo não serão mais permitidas, dentro da proteção da liberdade de expressão, as ofensas aos ecologistas, aos políticos, aos times de futebol...

E terá que ser criada uma instância para julgar o que é ofensivo e o que não é.

No Brasil, provavelmente, tal instância concluiria que ofender Aécio Neves é um ato democrático, já ofender Dilma ou Lula é um crime de lesa pátria, não protegido pela liberdade de expressão.

Não precisa ter muito cérebro para perceber que qualquer concessão, como prega o Papa, é o começo do fim da liberdade de expressão.

Que o Papa bolivariano diga isso, não me surpreende. Mas que até os leitores do Reinaldo caiam na conversa bolivariana, aí sim concluo que não resta nenhuma esperança para este mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário