Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de março de 2017

Reforma da previdência

Existem duas situações que transformarão o Brasil no Zimbábue em alguns anos, ambas relacionadas à previdência:

1. Idade: com a vida média da população aumentando, e a proporção de velhos crescendo em relação à de jovens (que contribuem), empurrar a idade de aposentadoria para a frente é uma necessidade matemática que deveria ser compreensível para qualquer um com mais de dois neurônios;

2. Setor público - a aposentadoria dos funcionários públicos, cheia de privilégios, é economicamente insustentável. Ela só existe ainda porquê o tesouro (todos nós) cobre o que falta.

Já escrevi aqui que aprovar reforma da previdência no Brasil é impossível. Nós seremos o Zimbábue, e ponto. Acho até que este nosso país está condenado a deixar de existir no futuro, e o território será tomado por um povo mais forte, como o Chinês.

Com muito sacrifício, talvez o congresso mexa na idade (eu não acredito). Mas mexer com funcionário público? Jamais. Isto nunca aconteceu, desde que Cabral aqui pisou. Os funcionários públicos são uns artistas, se fazem de coitadinhos, se dizem vítimas, prejudicados, etc. Compreende-se. Assim agindo conseguem viver às custas do sangue do resto da população. Mas sabem que são privilegiados. Se não fossem, iriam para a iniciativa privada. E os concursos estariam às moscas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário