Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

O Bolsonarismo acabou

Botafogo Maia declarou que o "Bolsonarismo acabou". Botafogo é um analfabeto funcional, incapaz de compreender até o que diz. Mas mesmo sem saber ele está certo. O Bolsonarismo acabou. Ao menos como um movimento político com sonho de transformar o Brasil. Sobrevive como movimento circense, fã clube de um palhaço.

Um comentário:

  1. ANALISANDO A HISTÓRIA NAS ENTRELINHAS II – 19-11-2020

    Quem relata a história o faz adicionando suas próprias opiniões a ela. Não se pode ter fé naquilo que nos é dado como fatos e conclusões por aqueles que os relatam entremeados por suas opiniões, adições e subtrações. É fundamental buscar detalhes em quem escreve sem pretensões de relatar a história. Como bem escreveu Amauri ntemporal: “é preciso observar a floresta de longe para percebe-la em toda sua plenitude”.

    No Livro Utopia, independentemente da pretensão de seu autor Thomas More, já se percebe que a crítica ao domínio dos governantes era uma preocupação. A corrupção, injustiças e perversidade daqueles que ocupam o poder era assunto já no sec XV. Os dialogos com Raphael é dica da história nas entrelinhas. O “Elogio da loucura” de Erasmo e “O discurso da servidão voluntária” de Etiénne de Laq Boétie não deixa por menos e explicita que 5 seculos atras a situação era o MESMO de SEMPRE, que ainda persiste.

    Certamente a revolução francesa com o totalitarismo jacobino (socialistas) veio como tentativa de implantar um governo totalitário sob alegados “FINS REDENTORES” que salvariam os pobres e explorados. Não deu certo e logo sugiu uma outra IDEOLOGIA, como conjunto de idéias/afirmações, que igualmente prometiam o progresso através da “ciencia” (tecnocracia centralizada), que abertamente se pretendia instaurar como uma nova religião. Essa nova “ciência” ideológica de Auguste Comte ganhou o nome de POSITIVISMO. Nela o Estado seria o “FAROL do PROGRESSO” pelas mãos e armas do Estado tecnocratico. ...SEMPRE o Estado como uma entidade abstrata a “salvar” os povos, feitos servos deste Estado que opera através de novos sacerdotes que intermediam o deus salvador. ...também não deu certo e logo em seguida, PARASITANDO o “PROGRESSISMO CIENTÍFICO” do POSITIVISMO, surge Karl Marx e sua proposta de “Socialoismo científico progressista” na forma de DITADURA do PROLETARIADO. Onde, novamente, O ESTADO seria o representante dos proletários “coitadinhos”.

    Como não podia deixar de ser, o novo profeta Marx gozava de farto financiamento da aristocracia empoleirada no Poder estatal. Certamente a ameaça das idéias liberais classicas às elites estatais, foram a causa de MAIS UMA TENTATIVA de MANTER AS POPULAÇÕES ESCRAVIZADAS pelos que CONTROLAM o PODER ARMADO do ESTADO. As idéias liberais classicas se popularizaram no final do sec XVII e no sec. XIX, ameaçando a boa vida dos controladores do Poder ante a revolva popular contra as injustiças. Agora (no sec XIX) pululavam idéias já na boca do povo com farta argumentação teórica respaldada na prática.

    A nova IDEOLOGIA marxista foi literalmente a aplicação da estratégia de SUN TZU: semear a CIZÂNIA dentre o inimigo (dentre as presas) para FAZÊ-LO LUTAR CONTRA SI MESMO e permitir a vitória sem lutar abertamente contra ele, minorando os riscos e as baixas na tropa atacante.

    SEMPRE o ESTADO como uma comunidade unida pela caracteristica comum de viver às custas do trabalho dos povos dominados.

    Em resumo:
    Pitorescamente, e talvez “científicamente”, é mais que correto o chiste sobre o besteirol marxista e SUA ridícula dialética mística sobre “tese, antitese e síntese”:

    “A SÍNTESE SE CONCRETIZA QUANDO A FALSA ANTÍTESE SE REVELA A PRÓPRIA TESE QUE APARENTA COMBATER.”

    É exatamente isso que fica desvelado com o que se pode perceber nitidamente nos fatos históricos (...rsrs) atuais: O Estado como classe dominante, hierarquizada, tentando controlar a sociedade dispersa através de uma IDEOLOGIA a DAR-LHE SUPORTE. ...para quem conhece o besteirol do profeta boêmio.

    Será que teremos agora o “FIM da HISTÓRIA? ...rsrs

    ResponderExcluir