Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Quem esquece o passado vive de cometer os mesmos erros

A humanidade provavelmente saiu da 2a guerra mundial jurando que não teriam guerra nunca mais, tamanho o horror que tinham acabado de experimentar.

Contudo, quem é adulto hoje nunca viu guerra (guerra prá valer), só conhece através de livros, filmes e seriados e, muitas vezes, até acha bacana as batalhas, os heróicos astros de cinema, etc.

Assim, vários conflitos entre nações parecem estar fermentando numa espécie de panela de pressão, aguardando o momento de explodir, momento em que possivelmente arrastarão o mundo todo para a confusão. E todos nós, que vibramos com a atuação de Tom Hanks em O Resgate do Soldado Ryan, poderemos ser apresentados ao que é uma guerra de verdade.

Da mesma forma, quem tem 30 anos hoje, e dá aula em universidade, escreve em jornal, toma decisão em empresa ou age dentro de uma repartição pública, não conheceu inflação. Quem tem 30 anos hoje, tinha 11 ou 12 na época do Plano Real. Só conhece de ouvir falar e, como nos filmes, pode até achar bacana a história de um período onde os salários subiam todo o mês, onde o dinheiro rendia todo o dia no banco, etc.

Assim, seguimos (somos conduzidos pelo governo) no rumo célere da volta da inflação. Mediante a concordância ou o silêncio cúmplice (ou ignorante) de quase todos. Em breve os trintões talvez sejam apresentados ao vivo e à cores ao dragão que só conheceram nas histórias contadas por seus pais, um dragão que não cospe fogo, cospe pobreza generalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário