Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

Juventude X trabalho

Formar pessoas para a vida, seja na família ou no trabalho, não é uma tarefa fácil, pois geralmente implica em dizer "não". Diversas empresas, geralmente aquelas que possuem programas de trainees, sempre se responsabilizaram por também fazer a preparação de jovens para as agruras do mercado de trabalho, para a carreira. Eu passei por isto em uma grande multinacional, e a ela sou grato, pois todos os "não" que ouvi contribuiram para me ajudar no caminho profissional que trilhei na vida (me tornei dono do meu próprio negócio com 29 anos). Na minha empresa sempre me preocupei em também dar esta formação para os jovens que tem aqui o seu primeiro emprego. Não só uma formação técnica, mas também uma formação para a carreira, para a condução da sua vida profissional. Mas confesso que está cada vez mais difícil. Agora quando os jovens ouvem qualquer coisa que vai contra o que desejam ouvir é comum pensarem: "esse cara é um otário", e partirem para outra (empresa). Isto já é consequência de uma educação familiar onde os pais só dizem "sim" para os filhos, e os criam dentro de uma espécie de "casulo", totalmente isolados da realidade do mundo. Se nunca ouviram um "não" dentro de casa, não é no trabalho que vão aceitar ouvir isso de um estranho. E com o mercado aquecido, emprego é o que não falta. O resultado disso? Não sei, mas acho que boa parte dessa moçada vai galgar degraus profissionais muito aquém das suas potencialidades. Infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário