Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Democracia

Os leitores que acompanham o blog estão percebendo o meu crescente desencanto com a democracia. O problema é que a alternativa pode ser uma ditadura petista...

Mas vejam só, nas democracias fatos perderam a relevância. O que conta são versões, marketing, e ser o queridinho da mídia. Isto vale para uma republiqueta de banana como o Brasil, e vale para os EUA de Obama.

Obama, em quatro anos, endividou mais os EUA do que todos os presidentes anteriores, somados. Na democracia tem grande chance de ser reeleito para mais 4 anos.

Na democracia não adianta nada um sujeito ser bom administrador, honesto e fazer uma boa gestão. Se não tiver marketing e a simpatia da mídia, está liquidado.

Contudo, na democracia um sujeito pode ser um trapalhão, como Haddad ou Obama. Se tiver bom marketeiro e o carinho da mídia será eleito como salvador da pátria.

Isto simplesmente não é sustentável.

Países são grandes, mas não são sacos sem fundo. Podem sobreviver à incompetência por bastante tempo, mas não sobrevivem para sempre. E as democracias ocidentais estão assegurando a eleição e reeleição dos piores.

Outro dia li uma frase, que seria de George Clemenceau, que dizia o seguinte: "a democracia é o regime que permite que os piolhos mandem nos leões".

Nenhum comentário:

Postar um comentário