Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Celso Mello


Leiam a notícia da Veja.com. Comento na sequência:

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quinta-feira a internação do decano da corte, o ministro Celso de Mello, e a retirada do caso do mensalão da pauta de julgamento desta quinta-feira. Com febre e gripe, o magistrado faltara à sessão de quarta-feira, o que motivou a retirada de pauta do processo do mensalão.
Com o agravamento do estado de saúde do ministro, ele foi levado ao hospital às 21 horas de quarta. Celso de Mello passa por exames, pois os médicos suspeitam que esteja com pneumonia. A presença do decano é necessária em plenário para desempatar a votação sobre a perda ou não dos mandatos dos deputados federais condenados no mensalão.
Na segunda-feira haverá uma sessão extraordinária para tentar retomar o julgamento, mas a presença de Celso de Mello dependerá do estado de saúde dele. O recesso do Judiciário começa na quinta-feira da próxima semana. Caso os ministros não concluam o julgamento até essa data, terão de retomar a análise do caso em fevereiro, quando o STF voltar aos trabalhos.
 
Comento: na segunda-feira o processo do mensalão estava a 1 voto de ser concluído (do Ministro Celso Mello). O voto poderia ser simplesmente "sim", ou "não", ou seja, não tomaria mais do que 30 segundos. Então o ministro Joaquim Barbosa decidiu encerrar a cessão, sem o voto faltante. Ficou para 4a feira a decisão. Na 4a o ministro Celso Mello ficou gripado, e a questão foi adiada para 5a. Agora, conforme a notícia acima, o caso é mais grave do que se imaginava, de forma que a conclusão do processo pode até ficar para ... fevereiro de 2013.
 
O voto de Celso Mello, creio, já deve estar redigido há muito tempo. Mesmo com gripe, ele continua sendo Ministro do STF. O que o impede de enviar seu voto já escrito, sem a necessidade da sua presenaça física, e encerrar a questão? Mistérios do judiciário...
 
Pode ser que tudo seja uma triste coincidência: a sessão ser subitamente encerrada a 1 voto do fim, a gripe de Celso Mello, depois a pneumonia, a postergação do resultado para 2013, etc. Pode ser.
 
Eu não acredito em coincidências. Para mim o vírus causador desta gripe tem nome: "fiquei morrendo de medo do presidente petista da câmara dos deputados"; ou algum outro vírus da mesma famiglia.
 
Celso Mello dá alguns votos exemplares, inclusive no próprio caso do Mensalão.
 
Mas quem torce pela vitória do estado de direito, e leu o livro O Código da Vida (como eu), que contém uma opinião sobre Celso Mello, fica morrendo de medo... 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário