Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Inviável

A coluna de J.R.Guzzo na Veja desta semana coloca o dedo numa ferida que todos preferem fingir ignorar - democracia é inviável numa população com o ciclópico nível de ignorância da população brasileira.

Guzzo vê apenas uma alternativa para tentar minimizar (não para resolver) o problema: o voto distrital.

A mudança do sistema atual para o sistema de voto distrital, contudo, teria que ser aprovada pelo congresso nacional. E os congressistas que estão lá, e teriam que votar, são os beneficiários do sistema atual. Assim, como dizia meu pai, só mudarão o sistema eleitoral no dia em que o Sargento Garcia prender o Zorro. Restariam duas alternativas:

- Pressão popoular pela mudança, mas aí voltamos ao problema original - o povo é ignorante demais para compreender o que está em discussão e exigir mudança;

- Pressão da imprensa, mas a imprensa está encantada demais com o petismo e não tem tempo para se preocupar com essas bobagens.

Desta forma, se a democracia é inviável no Brasil, salvo com voto distrital, e o voto distrital não virá nunca, resta apenas o fato de que ... a democracia é inviável no Brasil.

Assim, o processo eleitoral irá nos levando a cada dois anos mais para perto do fundo do poço, sempre piorando o que ainda é possível piorar.

Qual a alternativa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário