Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Máquina de multiplicação

Leiam a informação da Veja.com. Comento na sequência.

"Embora preveja benefícios considerando o número de crianças e jovens em cada família, o Bolsa Família distribui auxílio financeiro para famílias com, no máximo, cinco crianças e dois jovens cada uma.

Já no Brasil Carinhoso, o número de pessoas beneficiadas não tem limites: o valor pago leva em conta o total necessário para que a família alcance uma renda per capita de 70 reais mensais – exatamente o limite considerado para a superação da pobreza extrema. Um casal com oito filhos e renda total de 200 reais passou a receber, por mês, 500 reais de auxílio.

O presidente do Ipea, Marcelo Néri, afirma que a atenção especial à população infantil tem efeitos duradouros. "No Brasil, a política social é muito curativa e pouco preventiva: deixa o problema se formar e depois tenta lidar com ele”, analisou. “Atuar na infância é tentar fazer que a pessoa tenha uma vida digna desde o primeiro momento.”"

Comento: houve um tempo em que os pais faziam mais filhos para receber mais num tal de "salário família". Evidentemente o custo para criar um filho a mais era muito maior do que o valor do tal salário, mas as pessoas mais humildes só conseguiam ver o lado da receita nesta equação. Não consideravam o custo.

Imagino que para as familias miseráveis, R$70 sejam quase uma fortuna. E como é proporcional ao número de filhos, sem limite, o miserável pensará assim: se eu tiver 10 filhos receberei R$700 por mês, o que para ele é uma renda em patamar de Bill Gates. Além disso, os tais 10 filhos, quando espalhados pelos sinais de trânsito da cidade, pedindo esmolas, agregarão ainda mais à renda familiar.

É assim que as pessoas pensam. Dizer que não é assim é ignorância da realidade ou hipocrisia petista.

Desta forma, o tal programa Brasil Carinhoso funciona como uma máquina de multiplicação de gente, de multiplicação de "estado-dependentes" e de ... eleitores do PT. É o PT plantando hoje (com o nosso dinheiro) para colher votos daqui 16 anos.Ísto que é visão de futuro...


Nenhum comentário:

Postar um comentário