Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Como é bom ser mensaleiro

Leio na Veja.com que o ministro Marco Aurélio apresentou proposta para reduzir as penas dos réus do Mensalão para 1/4. Se a tese de Marco Aurélio vingar a pena de Marcos Valério, por exemplo, cairá de 40 para 10 anos, o que significará no máximo uns 2 anos de cadeia.

Incrível como o ministro Marco Aurélio é fascinado por criminosos. E não é de hoje. Nunca me esqueço que em 1999 foi ele quem concedeu a liminar que permitiu a Salvatore Cacciola sair da cadeia e fugir para a Itália.

Creio que estejam nas cadeias Brasileiras centenas ou até milhares de pessoas que não cometeram crime nenhum. Ou cujas penas já expiraram. Estão lá simplesmente porque "o sistema" esqueceu dêles. E porque não têm dinheiro para pagar bons advogados.

Ah, mas como é bom ser um mensaleiro, um criminoso de luxo. Neste caso os réus não precisam nem se preocupar. Os próprios ministros do STF se colocam como advogados de defesa.

Quase todos acreditávamos que os réus do mensalão não seriam nem condenados. A decisão do STF, até agora, nos surpreendeu. Contudo, é bem possível que os ministros do STF nada mais tenham feito do que produzir uma cortina de fumaça para os otários pagadores de impostos: conderam os réus mas vão trablhar nas penas para que ninguém passe 1 dia sequer atrás das grades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário