Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Não entendi nada

Leiam o texto da Veja.com. Comento na sequência:

"A presidente Dilma Rousseff está em Paris nesta segunda-feira para cumprir uma agenda de quadro dias um tanto peculiar. Avessa a eventos políticos internacionais e visitas fora do Brasil, a presidente decidiu fazer sua segunda viagem à Europa em pouco mais de 15 dias para tentar convencer o presidente francês, François Hollande, a se posicionar de maneira mais contundente contra a política de austeridade fiscal defendida pela Alemanha.

A investida indireta de Dilma contra a política da chanceler alemã Angela Merkel ocorre dias depois de a presidente se irritar com a revista britânica The Economist por sua sugestão de mudanças na equipe econômica do país – a começar pela demissão do ministro da Fazenda, Guido Mantega. A proposta causou a fúria da presidente, que chegou a dizer que o governo jamais seria influenciado por uma revista estrangeira.

Em Paris, segundo reportagem do jornal Le Monde, Dilma tentará uma aproximação mais estreita com Hollande para estruturar políticas econômicas para a Europa que sejam, ao mesmo tempo, menos recessivas e mais direcionadas ao crescimento. Segundo o diário, Paris e Brasília têm bons argumentos para buscar um caminho diferente do que vem sendo aplicado no continente, com foco em ajustes de gastos e sem estímulo à expansão do Produto Interno Bruto (PIB) da união monetária. "Não é de hoje que François Hollande e Dilma Rousseff estão afinados quando se trata de questões econômicas. Além disso, ambos também compartilham um estilo diplomático mais suave do que seus antecessores, Nicolas Sarkozy e Luiz Inácio Lula da Silva", escreve o jornal."

Comento:

Dilma conseguiu falir a única atividade empresarial que teve na vida, que foi uma loja de 1,99 em Porto Alegre. Isto a capacita a virar conselheira econômica da Europa?

Há dois anos no poder no Brasil, Dilma está produzindo a destruição da economia do país, com índices de crescimento abaixo do medíocre, índices que vão cobrar a conta logo ali quanto a fatura da gastança começar a chegar. Isto a capacita a virar conselheira econômica da Europa?

Aliás, quem na Europa pediu o palpite de Dilma em questões econômicas? Não foi a própria Dilma que declarou que não aceita críticas de estrangeiros após a última reportagem da The Economist?

Por fim, as viagens de Dilma são pagas pelos impostos, que são pagos por ricos e por miseráveis. Por que o dinheiro dos impostos precisa ser gasto para Dilma dar palpite furado na Europa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário