Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de junho de 2013

A loteria da vida

Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo, disse que seu sucesso começou quando foi premiado na loteria da vida - nasceu nos Estados Unidos. Segundo ele, se tivesse nascido num país Africano sua vida teria sido bem diferente.

Vejamos o caso dos loucos - dependendo do período em que vivam podem ser premiados na loteria da vida. Mas, dependendo do período, podem sofrer muito.

Houve longos períodos na história em que os loucos eram simplesmente ridicularizados por todos. Em outros períodos, sob regimes totalitários, eram simplesmente eliminados. Em outros períodos, ainda, eram internados em hospitais psiquiátricos em condições sub-humanas, e lá passavam suas vidas inteiras, esquecidos. Nasceram nos períodos errados.

Loucos que nasceram durante os diversos séculos do Império Romano poderiam, por exemplo, ser imperadores. Ou figuras importantes na burocracia do Império. Nasceram no período certo.

Nos tempos atuais, em que o direito achado no hospício interessa ao processo de dominação da esquerda, loucos podem acabar no Supremo Tribunal Federal. Nasceram no período certo. Foram premiados na loteria da vida.

E acho que nós perdemos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário