Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de abril de 2014

A seita

Domingo acordei cedo (só tenho sono em dia útil...) e ainda na cama dei uma passada pelos canais. Em praticamente todos passavam programas religiosos. Em alguns são apresentadas pessoas que vão lá para dar depoimentos, contando que antes de ingressar na igreja não tinham nada, mas logo após a convesrão já acumularam carros novos, imóveis, empresas, etc., etc., e que devem tudo a Deus, à igreja e ao pastor.

Imagino que tais depoimentos sejam arranjados, mas a mensagem que eles passam é a seguinte - o trabalho, o esforço próprio, de nada adiantam para você progredir na vida. As coisas só começarão a der certo para o seu lado se você ingressar numa igreja e pagar o dízimo. Ou seja, todas as suas conquistas não dependem de você mas, sim, de um ente externo - Deus, um pastor, uma igreja.

Da mesma forma, os membros da "nova classe média", que tiveram acesso a carros e eletrodomésticos nos últimos anos (tudo adquirido a perder de vista), parecem creditar suas conquistas não ao seu esforço pessoal mas, sim, ao "deus" Lula e à "igreja" PT. E pagam seu dízimo com votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário