Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Cuidado com os chineses

Desde pelo menos o reinado de Mao Zedong a liderança chinesa olhava para o mapa mundi e concluía que só havia um futuro para o mundo - ser inteiramente conquistado pelos chineses.

É um projeto de longuíssimo prazo, mas eles estão trabalhando com afinco.

Imagino que o objetivo vai ser perseguido em etapas. Imagino que as necessidades mais urgentes para os chineses sejam: espaço físico, solo fértil e água.

Quando seus líderes olham para o mapa mundi pensando em espaço, solo e água (e ausência de capacidade militar para se defender) eles enxergam dois lugares: o continente africano e o Brasil.

Sempre pensei - o que vai impedir que eu esteja vivo para ver o Brasil chinês é a África. O continente africano está mais perto da China, e é grande o bastante para que os chineses levem algumas gerações para colonizá-lo. Será?

A China é o maior investidor em infraestrutura no continente africano. Sempre que vejo este dado penso - "os chineses são bonzinhos? ". "Não são", concluo. Desta forma, só podem estar preparando a infraestrutura que eles mesmos irão usufruir.

Pois bem, eis que abro o noticiário e vejo que o governo chinês está anunciando dezenas de bilhões de dólares em ... investimentos de infraestrutura no Brasil. Será que eles são bonzinhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário