Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Recomendação de leitura

Estou convicto de que passamos por um processo de desconstrução civilizacional. Uma das razões para este processo, creio, foi a perda da capacidade de leitura.

Ninguém lê mais nada, no máximo mensagem de what's app.

Vivo num ambiente de elite, meus clientes são executivos e empresários. Seriam as lideranças para conduzir o país ao futuro. Mas quando me comunico por escrito com eles, tento limitar meus e mails ao máximo de três linhas, pois sei que muitos não têm capacidade de concentração para ir além disso. Não estou falando que sejam burros, pelo contrário. Apenas perderam (ou nunca adquiriram) a capacidade de absorver informação escrita.

Atuo na minha profissão há 27 anos e nunca, repito - nunca, um livro foi objeto de assunto entre mim e um cliente. Aliás, cursei a faculdade de direito entre 1999 e 2004 e nunca, repito - nunca, um livro foi objeto da conversa do intervalo.

Ao estudarmos a história da civilização verificamos que a evolução deu saltos com a comunicação escrita.

Um super best seller de não ficção vende no Brasil 100.000 exemplares. Uma gota num oceano de 200 milhões de pessoas.

Mas, enfim, pode ser que entre os leitores deste blog haja alguém que ainda aprecia a leitura, de forma que vou deixar a dica de um excelente livro que estou lendo - Por Trás da Máscara, de Flávio Morgenstern. Essencial para entender o momento que estamos passando, e como determinadas situações podem nos aproximar do fim sem que percebamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário