Pesquisar este blog

sábado, 24 de outubro de 2015

Aos pais

Eu não espero nada de bom do Brasil. Nada de ruim que aconteça por aqui me surpreenderá, pois sempre espero o pior. Somos um acidente histórico. Um país que só não vive em níveis africanos de pobreza porque tem um território imenso, rico em recursos naturais. Até que uma nação forte nos tire daqui.

Mas, enfim, um cliente meu constituiu uma empresa. Como último passo, precisava da inscrição estadual, para emitir notas fiscais. Mas o pedido de inscrição foi negado pela autoridade pública. Motivo? Julgaram que o valor do capital social da empresa era muito baixo. Ou seja, chegamos ao ponto em que quem avalia a adequação do capital social não é mais o empreendedor, é o burocrata do serviço público. Burocrata este que nunca empreendeu, que nunca administrou nem um carrinho de cachorro quente e que não sabe nada sobre a condução de negócios.

Se os fundadores da Microsoft, da Apple ou do Facebook fossem brasileiros, não teriam conseguido abrir suas empresas, pois todas começaram do zero. Um burocrata lhes negaria a oportunidade.

Eu não tenho muita esperança no futuro do mundo. Mas no futuro do Brasil eu não tenho nenhuma esperança. O maior ato de amor que um pai pode ter em relação ao seu filho 'é dar um jeito de mandá-lo para longe daqui. O quanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário