segunda-feira, 23 de março de 2020
Alguém ainda consegue entender raciocínio elementar?
Vamos parar o Brasil?
Antes vamos fazer um raciocínio bem elementar.
Podemos concordar que após duas semanas sem comida estaremos todos mortos? E aqueles ainda vivos não terão forças sequer para sair da cama. Então alimento é essencial, não pode faltar.
Ok, então os lugares que comercializam alimentos não podem fechar. Só que a comida não brota na prateleira do mercado, então todos os estabelecimentos de produção, industrialização e distribuição de alimentos precisam funcionar. Além disso, o alimento precisa ser transportado e distribuído, então os transportes precisam continuar operando. A produção e a conservação de alimentos precisa de energia elétrica, então todas as usinas precisam continuar operando. As usinas, para funcionar, dependem de uma cadeia de suprimentos. Então toda a cadeia de suprimentos precisa continuar funcionando. Caminhões precisam de combustível, pneus e óleo. E cada um desses insumos precisa de uma cadeia de suprimentos que não pode parar.
Hospitais precisam de medicamentos, de material cirúrgico, de limpeza no sistema de ar condicionado, de energia, de serviços de limpeza, de manutenção, etc. Cada um desses tem uma cadeia de produção por trás.
Poderia ficar o dia inteiro desenhando essas cadeias, mas acho que o breve relato feito acima serve para mostrar o seguinte: a) é impossível parar totalmente o país; b) uma parada parcial não impede a circulação do vírus, e seu único efeito é a destruição da economia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É tão simples entender isso, qual a dificuldade das autoridades de pensar...
ResponderExcluir