Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de junho de 2014

A copa é uma armação?

Tenho minhas desconfianças. Mas me acusam de teórico da conspiração.

Não entendo muitas coisas. Por exemplo, o universo é gigantesco, talvez infinito. Nele há trilhões de trilhões de trilhões de planetas. Mas, do pico de sua ignorância e desconhecimento, muitos afirmam: não existe vida extraterrestre. E quem eventualmente defende que pode existir é percebido como um louco delirante e motivo de gozação. Qual a base de conhecimentos que possuímos para firmar que não existe? Mas assim são os humanos. Já afirmaram que a terra era quadrada e ai de quem ousasse duvidar.

Agora vejamos o caso da copa: ela envolve de um lado a entidade mais corrupta do esporte mundial e do outro o governo mais corrupto que existe sobre a terra. Ou seja, a possibilidade do evento ser limpo e honesto é remotíssima. Mesmo assim, aqueles que como eu manifestam alguma desconfiança são percebidos como loucos delirantes e motivo de gozação.

Não posso afirmar que o evento seja fraudado. Mas tenho o direito (está em moda ter direitos) de suspeitar. Podem todos os participantes serem corrompidos? Impossível. Mas alguns juízes corrompidos podem influir nos resultados, às vezes decisivamente.

As copas são divididas harmonicamente entre os principais mercados do futebol - américa do sul e europa. Até hoje aconteceram 19 copas, a europa levou 10 e a américa do sul levou 9. Ou seja, pela regra histórica está é a vez da américa do sul. Além disso, a copa está sendo realizada num país onde o governo pretende utilizar a conquista para turbinar sua reeleição.

Me chama a atenção a relativa tranquilidade da seleção brasileira. Copa no Brasil, eles deveriam estar se preparando com unhas e dentes para ganhar. Mas não é isso que vemos. Tivemos o menor tempo de preparação pré-copa em pelo menos 4 décadas. Além disso, após cada jogo a seleção folga, enquanto as demais retornam para suas concentrações. Que está estranho, isto está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário