Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de março de 2015

Imagine o mundo daqui 10 anos

Este blog está no ar há 6 anos. E parece que comecei ontem. O tempo passa muito rápido. 10 anos não são nada, passam num piscar de olhos.

Agora imagine leitor como será o mundo daqui 10 anos. E não vou nem entrar no mérito de coisas incertas, como a possibilidade de o Brasil ser uma Venezuela daqui 10 anos. Vamos apenas nas certezas:

1) Em algum momento nos próximos 10 anos o Irã terá a bomba atômica. Isto muda o mundo como o conhecemos. Pode significar que terroristas terão acesso a bombas atômicas. Ou, no mínimo, a material radioativo para soltá-lo, por exemplo, no metrô de Nova York. Pode significar também uma guerra atômica com Israel. A menos que Israel, a partir das eleições de hoje, opte pelo caminho da autodestruição.

2) Daqui 10 anos o mundo estará infestado de drones, muito mais sofisticados do que os que existem hoje. Voarão mais alto e mais longe, e com certeza alguns acabarão entrando em rota de aeronaves comerciais, com consequências imprevisíveis.

3) Conforme notícia do link abaixo, especialistas americanos afirmam que os sistemas das aeronaves são tão frágeis, que elas podem ser derrubadas a partir do chão. Um terrorista pode assumir o controle de uma aeronave a partir do solo. Segundo tais especialistas, isso só não é feito atualmente porque os terroristas ainda não possuem o conhecimento necessário. Mas em 10 anos eles terão.

http://www.foxnews.com/tech/2015/03/17/ground-control-analysts-warn-airplane-communications-systems-vulnerable-to/

Nenhum comentário:

Postar um comentário