Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de março de 2015

Passado e presente

Faz parte da minha personalidade cultuar o passado. Para mim, o mundo era bom e funcionava nos anos 70 e 80. E depois disso é tudo uma porcaria. Sei que exagero, mas é a minha personalidade.

Por outro lado, quase toda a menção elogiosa ao passado é criticada como "saudosismo". É o outro extremo do pensamento. E este é muito mais generalizado na sociedade, que vive presa numa espécie de presente perpétuo. Elogios ao passado só são aceitos quando vinculados a algum interesse comercial, por exemplo vender produtos "vintage".

Como alguém que cultua o passado, vivo a contemplar o mundo contemporâneo em permanente estado de choque. E percebi que no mundo contemporâneo existe algo que é mais incriticável que o governo do PT, é o sistema de informática. Quando comecei a trabalhar, computadores ainda eram raros nas empresas. O trabalho era feito na mão. As coisas funcionavam, ainda tínhamos tempo de almoçar em casa, e sair do trabalho às 18h. Aí vieram os computadores e os sistemas. Nossa vida virou um inferno, almoço para mim virou um luxo, trabalha-se até tarde e nos fins de semana, e passamos os dias tentando descobrir o problema do sistema, tentando obter suporte, analisando porque o relatório não bate, ou porque determinada operação não integrou. Sem falar da praga dos e mails...

Mas qualquer crítica à informática é prontamente rebatida com "argumentos" como: ultrapassado, retrógrado e dinossauro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário