Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de março de 2015

Trabalhar até morrer

Eu não acredito que viverei a minha aposentadoria. Ainda faltariam uns 15 anos para me aposentar, e acredito que em função da acelerada decadência do mundo ocidental, algum evento cataclísmico ocorrerá no prazo de 15 anos, de forma a mudar radicalmente aquilo que conhecemos atualmente por "estilo de vida". Espero estar errado, mas é o que acredito.

Também não acredito em plano de previdência privada. Como já escrevi aqui, o seu plano de previdência privada capta o seu dinheiro e aplica em títulos da ... dívida pública. Ou seja, a previdência privada é, na verdade, previdência pública, e depende da solvência do estado falido.

Mas, por curiosidade, fiz uma simulação ontem no site do Itaú. Segundo o site, para receber R$5.000 por mês por 30 anos (se eu durar mais que isso, azar meu) é necessária uma reserva de R$1.800.000.

Logo, para receber uma aposentadoria de R$15.000 (que é aposentadoria de funcionário público de médio escalão) eu precisaria acumular uma reserva de cerca de R$6 milhões. Ou seja, eu precisaria ser um milionário, ou ganhar na loteria, para poder ter (só por 30 anos) a mesma aposentadoria de um funcionário público médio.

Conclusão? Terei que trabalhar até morrer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário