Pesquisar este blog

domingo, 6 de janeiro de 2019

Quanta asneira

Fato 1 - Rússia disse que vai montar uma base militar na Venezuela, também reequipar as forças armadas venezuelanas.

Fato 2 - Em entrevista Bolsonaro disse que caso essas ameaças se confirmem, avaliará a possibilidade de aceitar uma base militar americana em território brasileiro. Afirmação bastante válida no jogo de xadrez internacional.

Os fatos acabam aí. Não sabemos se a Rússia cumprirá o que disse, e não sabemos se, em caso positivo, Bolsonaro também cumprirá o que disse. Por enquanto é só jogo de posições.

Mas aí começou o festival de asneiras, muitas delas partindo, infelizmente, de militares brasileiros, que falaram em off, já puxando o tapete do presidente neste jogo de xadrez internacional.

Comento algumas:

- O Brasil deve reequipar suas próprias forças armadas para enfrentar esta ameaça, e não recorrer a americanos.

Comento - o Brasil nunca teve forças armadas à altura de confrontos internacionais. Nunca. Na guerra do Paraguai demoramos 5 anos para derrotar o pequenino Paraguai, mesmo contando com apoio da Argentina e do Uruguai. Na segunda guerra mundial nossa participação foi um pastelão, e a história está narrada no livro A outra face da gloria, de William Waack. Quantos bilhões de dólares custaria para preparar nossas forças armadas, e de onde sairia este dinheiro?

- Aceitar uma base americana em nosso território significaria abrir mão de nossa soberania.

Comento - existem dezenas de bases militares americanas espalhadas pelos países da Europa, pelo Japão, Coreia do Sul, e outros locais. Não tenho a informação de que algum desses países abriu mão de sua soberania.

- Não elegi Bolsonaro para ele entregar o Brasil para os americanos.

Comento - Ok, elegeu Bolsonaro para sabotá-lo enquanto ele joga o xadrez internacional de interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário