Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Chilenos...


Vejam a notícia abaixo, sobre o Chile. É da coluna do Claudio Humberto.

O primeiro ponto a observar é a manchete: "Chilenos querem". Se o leitor seguir lendo, descobrirá que são os sindicalistas chilenos que querem. O jornalista Claudio Humberto deve estar tão acostumado com a realidade brasileira, onde sindicalistas mandam e desmandam, que já não consegue mais distinguir entre desejo sindical e desejo popular.

Como se vê na nota, os sindicalistas chilenos estão insatisfeitos com a constituição atual, feita no governo Pinochet, e querem uma nova, "democrática". A constituição atual permitiu que o Chile se transformasse na nação mais próspera da América do Sul, mesmo sendo periodicamente destruído por terremotos.

Mas não serve para os sindicalistas. Eles querem uma constituição "democrática", que permita transformar o país numa república sindical, como o Brasil, que mesmo sem terremoto não sai da pobreza.

"Chilenos querem nova Constituição

Cerca de 100 sindicatos do Chile marcaram para esta sexta-feira (24) um abraço simbólico ao redor do prédio do Parlamento, em Santiago. O ato tem como objetivo apoiar a campanha para alterar a Constituição do país. Os manifestantes esperam sensibilizar os políticos para a realização de uma consulta pública sobre a reforma constitucional, já que a atual foi feita pelo ditador Augusto Pinochet (1973-1990). "[Queremos] uma nova Constituição, verdadeiramente democrática", disse Esteban Maturana, um dos organizadores do protesto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário