Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Prova

Não gosto de advogados criminalistas, apesar de poder vir a precisar deles, afinal, neste país do PT qualquer um está sujeito a sair algemado e erguido nas mãos da Polícia Federal, com direito a capa de jornal e tudo, para provar sua inocência depois (depois de já ter tido sua vida destruída).

Mas, por princípio, não gosto de quem usa todo o seu talento intelectual e retórico para manter fora da cadeia assassinos, traficantes, sequestradores, pedófilos, mensaleiros. Sinceramente, não sei como criminalistas conseguem dormir à noite.

Ouvindo alguns comentários de criminalistas sobre o processo do mensalão percebo que a tese central é: "não tem prova".

Este, aliás, é um dos argumentos mais usados por criminalistas na defesa de seus clientes.

O conceito de prova é, realmente, complexo e, a prevalecer a argumentação dos criminalistas, ninguém mais (ou quase ninguém) seria condenado por crime nenhum no país.

Pensemos no caso de um assassinato. O que seria prova de que X matou Y?

Ter as digitais de X na arma do crime não prova nada, afinal digital não serve para provar que foi ele quem efetuou o disparo fatal.

Ter depoimentos de testemunhas também não prova nada (tem um monte de depoimento no processo do mensalão), afinal a defesa pode alegar que é palavra contra palavra.

Ter a confissão do assassino também não prova nada, afinal a defesa pode alegar que X foi coagido a confessar.

Desta forma, talvez a única prova que pudesse satisfazer a defesa seria uma filmagem em vídeo (alta definição) de toda a sequência do crime, mostrando bem o rosto de X. Mesmo assim, o vídeo precisaria ser periciado, e ainda haveria a possibilidade de alegar legítima defesa...

No caso de corrpção, então, onde criminalistas estão a exigir "ato de ofício" para que o crime seja provado, abre-se, se a tese vingar, um caminho definitivo e seguro para nunca ninguém ser condenado por corrpção no Brasil - bastará não deixar nada escrito...



Um comentário:

  1. Parei minhas atividades por uns minutos para assistir o comeco da sustentacao do advogado de defesa do Jose Dirceu... sabe que minha vontade e de nao assistir mais esta mentira... me lembrei dos teus comentarios e resovi registrar o meu! Nao sou profeta, e gostaria de estar com a impressao equivocada, mas..... desde sexta-feira e hj mais ainda ao ouvir os promeiros segundos deste julgamento: isso tudo me parece uma armacao, onde quase todos, senao todos os 'personagens' estao cumprindo um roteiro... um roteiro predefinido para legitimar a absolvicao dos mensaleiros e quem sabe ate coloca-los de volta no jogo eleitoral do proximo ano.... Procurador-Geral da Republica esclarecendo que as provas nao sao contundentes em suas alegacoes, Ministro impedido em atividade e a midia vendida noticiando as teses que fundamentam um Estado Democratico de Direito... hahaha!!!! PALHACOS SOMOS NOS!!!! TEATRO ARQUITETADO PARA CONFERIR LEGITIMIDADE A MAIOR VIOLENCIA JA VISTA AO POVO BRASILEIRO!!!

    (me desculpe pela falta de acentuacao, mas estou com problemas no teclado.... mas, qual o problema de escrever sem acentuacao?!?!?! no nosso Pais isto nao deve ser um problema!!!)

    Indignada!!!!

    ResponderExcluir