Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O crime perfeito?

Criminosos existem desde o surgimento do homem. Ao longo da história muitas organizações criminosas se estruturaram, se sofisticaram, se tornaram mais ousadas e, muitas vezes, tentaram se infiltrar no poder público.

Algumas até tiveram algum sucesso, pelo menos por algum tempo ocuparam espaços da admnistração pública. Mas até hoje não surgiu o crime perfeito. Organizações poderosas, como a Máfia Italiana, acabaram sendo combatidas por homens de bem e com coragem. Cartéis de droga de países sulamericanos também foram combatidos (pelo menos enquanto não descobriram que precisavam se declarar "socialistas" para que parassem de encher o seu saco...).

Mas nunca antes na história deste mundo uma organização criminosa se infiltrou em todas as instâncias de uma sociedade, na alma do povo, nas consciências de jornalistas e artistas, nos cérebros dos intelectuais, nos bolsos dos grandes empresários, na inércia dos militares, na malandragem das polícias, na verba dos meios de comunicação, nos cargos eletivos e até na suprema corte.

Acreditam vocês ser possível a existência de um país onde isto esteja ocorrendo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário