Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Está aí para ficar

Um amigo me falou o que muita gente também pensa (inclusive no PSDB): com a crise que vem por aí teremos a chance de tirar o PT do poder.

Eu discordo desta linha de raciocínio.

Desde o governo Sarney, até 2002, Lula sempre se posicionou como oposição. Estava o tempo todo na imprensa, criticando tudo e todos, dizendo que ele tinha a solução para todos os problemas (sem nunca contar a solução...), dando opinião sobre qualquer assunto, etc.

E assim ele era percebido pela população. Desta forma, qualquer insatisfação da população (principalmente em relação à economia) resultava num crescimento do número de intenções de votos para Lula. Era um movimento natural e quase automático: "se estamos insatisfeitos com isso, queremos votar em quem seja contra isso", e "contra isso" era sempre o Lula.

Quem representa este papel na atualidade? Ninguém!

O tal Aécio, o traidor de Minas, é um omisso. Serra terá muita dificuldade até para se eleger prefeito de São Paulo. Os demais são desconhecidos da população.

Assim, não existe ninguém que possa ser percebido pela população como "alternativa a isso".

Aliás, tem sim ... caso a crise se aprofunde (e eu acredito que irá se aprofundar) e o governo Dilma resulte num grande fracasso econômico (e eu acho que vai resultar) o povo perceberá como "alternativa a isso" ... ele mesmo, Lula.

Sendo assim, ouso afirmar que com crise ou sem crise não há chance de vermos o PT fora do poder federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário