Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de março de 2013

Imprensa - produtora serial de asneiras

No meu trabalho, como ocorre com qualquer ser humano, eventualmente cometo erros e faço bobagens. Mas a tolerância do mercado de clientes aos meus erros e bobagens é zero. Ou seja, sempre há consequência, que vai desde o pagamento de uma multa até a desmoralização, perda de confiança e credibilidade. No que eu faço não existe erro impune.

Costumo dizer que lamento não ter sido médico. Se fosse, por mais erros que cometesse dentro da sala de cirurgia, ao final informaria aos familiares que fizemos tudo o que foi possível, mas que não deu para salvar a vida do paciente. E os familiares, emocionados, ainda me agradeceriam pelo esforço e dedicação...Evidentemente, isto é uma ironia, pois eu jamais seria médico, uma vez que não teria estômago para dizer para o doente: "se me pagar eu te trato, se não me pagar vai procurar o seu rumo".

Mas existe uma profissão que praticamente só fala asneira o tempo todo e que JAMAIS perde a moral. É a profissão de jornalista. Por exemplo, até ontem Eike Batista era (no noticiário) um mestre das finanças, um Midas, e todos deveriam se associar a ele para enriquecer. Agora que a casa de Eike está caindo, a imprensa apagou seu próprio passado recentíssimo e está dizendo que ele vendia sonhos, não realidades.

O texto abaixo é da Agência Estado (Estadão). Comento na sequência:

"O programa de isenção de vistos com o Brasil é tido como uma das armas para tentar salvar a economia americana da crise."

Comento: segundo a besteira, digo, a notícia, os turistas Brasileiros são uma das armas dos EUA para "salvarem" sua economia. Fico imaginando o grau de imbecilidade necessário para escrever uma idiotice dessas.

É evidente que os EUA, assim como a maioria dos países, gostam do dinheiro deixado por turistas. É claro que os recursos que Brasileiros gastam na Flórida acaba sendo importante para a economia local. Mas colocar os turistas Brasileiros como esperança de salvação da economia Americana é um pouco demais. Os 1, 2 ou 3 bilhões de dólares que os turistas Brasileiros eventualmente gastem nos Estados Unidos anualmente não passam de uma pequena gota no oceano da economia Americana.

Eu acho que os EUA são um caso sem volta de declínio econômico. Se estou certo ou errado, o futuro dirá. Mas aconteça o que acontecer, não terá a mínima correlação com turistas Brasileiros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário