Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de julho de 2013

O macaco tá errado

Assisti um episódio da saudosa série de TV O Planeta dos Macacos, de 1974. A série durou apenas uma temporada. O enredo é mais ou menos o seguinte: dois astronautas humanos chegam ao futuro em sua espaçonave. Neste futuro, são os macacos que dominam a terra e os humanos são seus servos.
Apesar dos macacos dominarem o planeta, são bem burros e atrasados tecnologicamente, e os dois astronautas são os sabidos do pedaço.

No episódio que assisti, os dois astronautas chegam a uma fazenda de macacos agricultores. A produção da fazenda é muito ruim, e a família de macacos é muito pobre. A cada colheita os macacos comem as melhores sementes, e replantam as piores.

Os astronautas chamam a atenção deles para este fato, dizendo que desta forma cada colheita sempre será pior do que a anterior, com menos produtividade, com produtos menores, mais fracos, menos sadios, etc. Até um ponto em que sua lavoura simplesmente não vai produzir mais nada. Se, ao contrário, replantarem sempre as melhores sementes, cada nova colheita será melhor que a anterior. Os macacos entendem, adotam o método, e são felizes para sempre...

Fiquei pensando ... o que acontece então com uma espécie onde os menos capacitados se reproduzem muito mais e mais rápido? O que acontecerá com esta espécie ao longo de algumas gerações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário