Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Sindicalistas vivem (quase) sempre ... no mundo da lua...

Pelo que observo, sindicalistas são mais fortes nas seguintes áreas:

1) Serviço público. OK, como os funcionários públicos não podem ser demitidos, e como não há risco de que os "serviços" públicos sejam terceirizados com a China, os sindicalistas deveria logo colocar na pauta de reinvindicações: piso de R$1 milhão por mês, e redução da jornada para 4 horas semanais...

2) Motoristas de ônibus. OK, se fortaleceram recentemente. Como possuem o poder de parar cidades inteiras, e não há risco de importarmos motoristas chineses, os sindicalistas deveriam colocar logo na pauta de reinvindicações: piso de R$1 milhão por mês, cerveja à vontade e uma modelo da Playboy para cada motorista.

Até aqui beleza. Mas o sindicalismo também é forte nesses dois seguimentos:

1) Bancários. O sistema financeiro é o que mais elimina postos de trabalho, em função da substituição de atividades humanas por sistemas e equipamentos. Creio que a força do movimento sindical bancário só tem um efeito - acelerar os investimentos dos bancos em tecnologia.

2) Indústria. As paralisações anunciadas para hoje pelos sindicatos chapa-branca se observam mais na indústria. Pois bem, é justamente a indústria que decresce trimestre após trimestre no cálculo do PIB, e é a indústria que mais exporta empregos para a China. A seguir no ritmo atual em alguns anos (se ainda existir Brasil) seremos um país sem indústria, sem empregos na indústria e sem ... sindicatos da indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário